Topo

Vasco

Vasco de Luxemburgo tem campanha de postulante à vaga de Libertadores

Vanderlei Luxemburgo chegou ao Vasco quando o time era lanterna do Brasileiro, com apenas um ponto - Jeferson Guareze/Agif
Vanderlei Luxemburgo chegou ao Vasco quando o time era lanterna do Brasileiro, com apenas um ponto Imagem: Jeferson Guareze/Agif

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/09/2019 04h00

O discurso de Vanderlei Luxemburgo é o de fugir da "zona da confusão", como costuma dizer em suas entrevistas. Porém, desde que assumiu o Vasco, na quinta rodada, em um trabalho de reabilitação -- para ambos, técnico e clube --, o aproveitamento de pontos em campo está em um patamar bem acima. O time segue num ritmo que acompanha concorrentes que hoje miram uma vaga na Copa Libertadores.

Considerando somente as partidas em que o treinador esteve à beira do campo, o Cruzmaltino tem uma campanha de oitavo colocado no Campeonato Brasileiro. Atualmente, os seis primeiros têm lugar garantido na competição continental, mas o "G-6" poderá virar "G-9" se os três clubes que ainda disputam Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana terminarem nas seis primeiras posições.

Dos 23 pontos que a equipe conquistou até aqui na competição, 22 foram obtidos com Luxemburgo. O suficiente para distanciar o time em cinco pontos o time da zona de rebaixamento. Terminaram o primeiro turno pela 12ª colocação.

"Estou aqui até o fim do ano e pretendo ficar no ano que vem. Porque aí sim posso brigar por alguma coisa. Brigar para não cair é duro. Para cima nem olho porque não adianta. Depois que eu sair da confusão, posso olhar. Por enquanto, não", disse o treinador após a vitória sobre a Chapecoense por 2 a 1 no último sábado (14).

Na avaliação de Luxemburgo, o discurso franco, modesto sobre o que pode entregar tem ajudado na compreensão do clube e dos torcedores vascaínos: "Quando cheguei ao Vasco, minha obrigação era ajudar a tirar o Vasco da confusão e fazer um processo para o ano que vem. Falei a verdade. Se todos falassem isso, não haveria tantos treinadores despedidos. O presidente sabe que o Vasco vem se reconstruindo".

Veja a tabela a partir da 5ª rodada, quando Luxa assumiu:

1º- Flamengo- 35 pontos

2º- Palmeiras- 29 pontos

3º- Santos- 27 pontos

4º- Internacional- 27 pontos

5º- Corinthians- 27 pontos

6º- Grêmio- 26 pontos

7º- Bahia- 25 pontos

8º- Vasco- 22 pontos

9º- São Paulo- 22 pontos

10º- Ceará- 19 pontos

11º- Fortaleza- 19 pontos

12º- Atlhetico PR- 19 pontos

13º- Atlético MG- 18 pontos

14º- Botafogo- 18 pontos

15º- Goiás- 15 pontos

16º- Fluminense- 15 pontos

17º- CSA- 13 pontos

18º- Cruzeiro- 12 pontos

19º- Avaí- 11 pontos

20º- Chapecoense- 10 pontos

Vasco