Topo

Marcelo Barreto rebate críticas de Dani Alves à imprensa: 'Basta explicar'

Marcelo Barreto no programa Redação SporTV  - Reprodução/SporTV
Marcelo Barreto no programa Redação SporTV Imagem: Reprodução/SporTV

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/09/2019 12h34

Marcelo Barreto não gostou das críticas feitas por Daniel Alves à imprensa após o empate com o CSA, em 1 a 1, no Morumbi. Durante o Redação SporTV desta segunda, o apresentador chamou o discurso do lateral direito de antiquado e convidou o camisa 10 a explicar o que, segundo o jogador, jornalista não entende por nunca ter jogado futebol.

"Eu queria pular essa parte enfadonha do 'vocês nunca jogaram futebol', porque é um negócio tão antigo. Já era para ter sido superado há muitas gerações. O Júnior (ex-jogador e comentarista do Grupo Globo) convive com várias pessoas que nunca jogaram futebol e troca ideias de igual para igual. Isso é uma bobagem. O futebol não é privilégio de jogador", afirmou Barreto.

"O futebol é o maior esporte do mundo justamente pela importância que tem para quem não é jogador. O futebol é, talvez, o esporte que tem a torcida mais participativa entre todos os que fazem sucesso no mundo. Tem um nível de envolvimento do torcedor muito maior e isso é o segredo do sucesso do futebol. O jornalista, se não entende, tem uma fórmula infalível: explica. Se o jornalista não entende o que está acontecendo, basta explicar. A gente presta a maior atenção", completou.

Na sequência, o apresentador alfinetou o jogador do São Paulo. Incomodado com a insinuação de que a imprensa 'desestabiliza' os clubes, Barreto afirmou que o jogador 'não entende tanto de comunicação quanto de futebol'.

"O 'tentar desestabilizar', aí, talvez, o Daniel não entenda tanto de comunicação quanto de futebol. 'Tentar desestabilizar' é uma acusação frontal. Significa que a imprensa tem algum interesse em desestabilizar o São Paulo", disse.

Presente na bancada, Maestro Júnior também falou sobre a declaração do camisa 10 tricolor. Ressaltando o aprendizado com pessoas que não se tornaram jogadores profissionais, o comentarista tentou explicar a fala de Dani Alves.

"Eu convivo com pessoas que gostam de futebol, jogam futebol e não foram profissionais, e eu aprendo, exatamente por ter outra visão. Quando o Daniel fala ali, são situações que acontecem no vestiário, no ônibus, numa preleção, e, logicamente, quem não esteve nesse ambiente, é impossível saber. Mas, existem outras situações de gente que tem uma visão diferente de fora do retângulo de jogo que você precisa entender", falou.

Por fim, Barreto explicou para o lateral direito o motivo da curiosidade da imprensa quanto ao seu posicionamento dentro de campo. Vale lembrar que, após ser utilizado, nos últimos jogos, como meia, Daniel Alves voltou à lateral na partida contra o CSA.

"Quando tem um cara que, às vezes, joga de camisa dois e, às vezes, joga de camisa dez, isso a gente sabe o que é, Daniel. Vendo o futebol, a gente sabe o que é. Quando o cara troca de posição, desperta uma curiosidade em todo mundo. A gente quer saber como funciona, o que é melhor, o que é pior, como ele pode ajudar mais o São Paulo... Tudo isso é assunto. São coisas que a gente quer entender, e se a gente não entende, basta explicar", concluiu.