Topo

Internacional

Inter dá "até logo" a Guerrero e prepara mudança no time antes do recesso

Guerrero vai para seleção peruana após esta partida e desfalcará o Internacional - Fernando Torres/AGIF
Guerrero vai para seleção peruana após esta partida e desfalcará o Internacional Imagem: Fernando Torres/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/06/2019 04h00

Contra o Avaí, a partir das 19h (de Brasília) de hoje (02), no Beira-Rio, pela sétima rodada do Brasileirão, o Internacional dá "até logo" a Paolo Guerrero. Artilheiro do time na temporada, o peruano partirá em seguida para a seleção de seu país de olho na disputa da Copa América. E a saída dele irá ocasionar uma mudança na maneira de atuar da equipe de Odair Hellmann.

Os números empolgam. Paolo tem oito gols em 12 jogos pelo Colorado, que gera uma média de 0,66 por partida. Com ele em campo, foram oito vitórias, três empates e apenas uma derrota, gerando o impressionante aproveitamento de 75%.

A distribuição de gols do peruano mostra que na metade dos jogos em que esteve em campo, ele balançou a rede adversária. Foram gols contra Caxias (1), Palestino (2), Flamengo (1), Cruzeiro (1) e Paysandu (2 em um jogo e 1 em outro). Passando em branco contra Palmeiras, Grêmio (duas vezes), Alianza Lima, CSA e Santos.

O objetivo de convocação, que sempre esteve nas metas do centroavante, foi atingido. Com 35 anos, ele foi chamado pelo técnico Ricardo Gareca para a disputa da competição continental, que começa no próximo dias 14.

Mas para representar o Peru, ele perderá as duas partidas depois do duelo com Avaí. Será desfalque contra Vasco e Bahia.

Sua ausência dele irá ocasionar uma mudança na forma de jogar do Inter. Com Tréllez longe das primeiras opções, será Rafael Sobis quem herdará o posto mais próximo do gol adversário. Com características bem diferentes, o ex-cruzeirense irá ocupar outro posto em campo.

Em vez de utilizar a força, a estatura, e o posicionamento próximo do gol, Sobis gosta de tramar jogadas vindo de trás, de participar da construção e até de concluir de fora da área. Foi assim que marcou um belo gol contra o River Plate, por exemplo.

Os espaços abertos com o recuo do atacante sobram para entrada de extremas e meias na área. E essa construção será trabalhada pelo comando técnico assim que Guerrero não estiver disponível.

É possível que, antes do fim do jogo, Odair Hellmann já dê, inclusive, alguns minutos a Sobis para que ele esteja totalmente apto na hora de assumir a titularidade, mesmo que momentânea, da equipe.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X AVAÍ

Data e hora: 02/06/2019 (Domingo), às 19h (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sa (RJ)
Auxiliares: Marcelo Correia e Silbert Faria Sisquim (ambos do RJ)

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Bruno, Emerson Santos, Victor Cuesta e Zeca (Uendel); Rodrigo Lindoso, Nonato, Edenílson, D'Alessandro e Nico López; Paolo Guerrero.
Técnico: Odair Hellmann

AVAÍ: Vladimir; Lourenço, Betão, Ricardo, Igor Fernandes; Pedro Castro, Matheus Barbosa e Gegê; João Paulo, Matheus Matias e Caio Paulista.
Técnico: Geninho

Internacional