Topo

Grêmio defende histórico quase impecável em mata-mata contra o Juventude

Grêmio não leva gol do Juventude desde abril de 2016 e foi eliminado somente três vezes - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Grêmio não leva gol do Juventude desde abril de 2016 e foi eliminado somente três vezes Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

29/05/2019 04h00

O Grêmio tem o fator local como aliado diante do Juventude, hoje (29), no segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. Mas o clube gaúcho ainda pode se apoiar no retrospecto de duelos eliminatórios contra o time de Caxias do Sul. Em toda a história, os gremistas só foram eliminados pela equipe da Serra Gaúcha em três oportunidades.

Grêmio e Juventude se enfrentam às 21h30 (horário de Brasília), na Arena do Grêmio. Com empate sem gols no jogo de ida, no estádio Alfredo Jaconi, quem vencer em Porto Alegre fica com a vaga. Em caso de igualdade no placar, por qualquer escore, a decisão vai para os pênaltis.

A contagem de mata-mata envolvendo Grêmio e Juventude é de 10 classificações ou títulos gremistas contra três triunfos caxienses. Os feitos do alviverde foram registrados no Gauchão de 2008, 2013 e 2016.

O último gol marcado pelo Juventude em cima do Grêmio, aliás, foi justamente nesta partida do estadual de três anos atrás. Em 24 de abril daquela temporada, Roberson garantiu a classificação pelo gol qualificado. O time tricolor, então comandado por Roger Machado, venceu por 3 a 1. O placar foi insuficiente com a soma do escore da ida, derrota de 2 a 0.

"Temos que jogar para ganhar. Precisamos nos impor diante da nossa torcida. Temos que fazer um gol, aí eles vão sair mais também", disse Michel ao responder sobre o regulamento sem gol qualificado nas oitavas de final do torneio nacional.

O outro lado da moeda está justamente no histórico da temporada. Em 2019, o Grêmio já enfrentou o Juventude quatro vezes e não perdeu ainda. Aplicou 6 a 0 em pleno Jaconi, depois fez um jogo com regulamento debaixo do braço na Arena e avançou de fase do Gauchão. Mais recentemente, ficou no zero em Caxias do Sul.

"A gente tem que ter tranquilidade, união, e temos que, além de tudo, competir. Competir, competir a todo momento. A gente tem qualidade, mas não podemos relaxar em momento nenhum. Do lado de lá tem uma boa equipe que sempre faz um jogo duro contra a gente", disse Felipe Vizeu.

A escalação do Grêmio na Arena terá quatro nomes diferentes em relação ao jogo de ida. Matheus Henrique está com a seleção brasileira sub-23, Alisson foi vetado pelos médicos e Léo Moura e André saíram por escolha técnica.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X JUVENTUDE

Data e hora: 29/05/2019 (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Globo (somente para o RS) e SporTV
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Bruno Boschilia (PR)
VAR: Pathrice Maia (RJ)

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Rodriguez e Juninho Capixaba; Michel, Maicon, Pepê (Thaciano), Jean Pyerre e Everton; Felipe Vizeu
Técnico: Renato Gaúcho

JUVENTUDE: Marcelo Carné; Vidal, Genilson, Sidimar e Eltinho; João Paulo; Bruno Alves, Moisés, Denner e Dalberto; Braian Rodriguez
Técnico: Marquinhos Santos