Conmebol tem gargalo para jogos de Grêmio e Inter de final de maio
A Conmebol adiou jogos de duas rodadas de Inter e Grêmio por causa das enchentes no Rio Grande do Sul. Partidas da Libertadores e da Sul-Americana que seriam nas duas últimas semanas passaram para início de junho, em datas Fifa.
Mas estão mantidos jogos do Grêmio, no dia 29 maio, contra o The Strongest, e do Inter, no dia 28 de maio, diante do Belgrano. Assim, os times teriam de atuar logo depois da suspensão de suas partidas pelo Brasileiro e com o Aeroporto Salgado Filho ainda fechado.
A Conmebol tem estudado os casos semana a semana em conjunto com a CBF e os clubes.
O problema é que um novo adiamento desses jogos da Libertadores e Sul-Americana teria dificuldade para encontrar novas datas. As duas partidas já adiadas de Grêmio e Inter serão em 4 e 8 de junho. Depois disso, há três rodadas do Brasileiro.
A Copa América começa em 20 de junho e a Conmebol não costuma marcar nenhum jogo de clube durante sua competições de seleção. A CBF que não para o Brasileiro para o torneio.
E, ao final da Copa América, três dias depois já se realiza o playoff da Copa Sul-Americana, em 17 de julho. As primeiras fases da Libertadores e Sul-Americana teriam de estar concluídas antes disso. Ou seja, Grêmio e Inter teriam de jogar antes.
Assim, se tiver de adiar os jogos do final de maio, a Conmebol terá de botar Grêmio e Inter para jogar durante a Copa América e quebrar sua regra - neste caso, os clubes jogariam desfalcados dos atletas de seleções sul-americanas como o colorado Rochet. Outra possibilidade é incluir suas partidas em datas do Brasileiro em que os times já têm jogos a menos.
Tudo isso ocorre em um contexto de que a CBF marcou para o dia 27 de maio uma reunião do Conselho Técnico da Série A para decidir sobre uma possível paralisação do Brasileiro. Ao mesmo tempo, os 11 clubes da Liga Forte União (LFU) já se manifestaram a favor de uma suspensão do campeonato até o final de maio.
Deixe seu comentário