Topo

Santos

Santos tem três esquemas encaixados e mostra força para a temporada

Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

29/04/2019 04h00

A vitória do time misto do Santos por 2 a 1 sobre o Grêmio dentro da Arena do rival, na estreia no Campeonato Brasileiro, foi como um cartão de visita do que o Peixe quer mostrar neste ano no torneio nacional. O técnico Jorge Sampaoli conseguiu surpreender a todos tanto no esquema de jogo quanto na escalação do time.

O que se viu na manhã de ontem foi uma equipe totalmente diferente da que o torcedor está acostumado a ver, abdicando da posse de bola que vinha sendo até aqui o mantra principal do argentino tanto na fase ofensiva quanto na defensiva. Mesmo assim, o Santos não ficou somente na defesa e utilizou outras armas para construir o resultado.

Foi o terceiro jogo do Santos com três zagueiros neste ano e a melhor atuação da equipe no esquema. Nos três jogos, o Peixe havia batido o Bragantino por 4 a 1 e o Altos-PI por 7 a 1, mas também foi goleado pelo Botafogo-SP por 4 a 0. Contra o Grêmio, o time de Jorge Sampaoli foi compacto na defesa, formando uma linha de cinco em alguns momentos, mas não deixou de marcar em cima e dificultar a saída de bola.

Assim, o Peixe mostra que também pode atuar em alto nível no 3-5-2. Na temporada, Sampaoli já havia tido sucesso no tradicional 4-3-3, ainda buscando a melhor alternativa para a camisa 9, e também no inovador 3-2-5, improvisando Diego Pituca na lateral esquerda e trazendo o jogador para dentro junto com Victor Ferraz.

Diante do Grêmio, o técnico poupou quatro titulares: Alison, Carlos Sánchez, Rodrygo e Derlis González, além do lateral Jorge, que ainda não tomou conta da posição, mas é o titular em teoria. Mesmo assim, o Peixe dominou o rival e os reservas ganharam elogios do comandante, que disse que descobriu que pode contar com todos.

Com pelo menos três esquemas encaixados e que já demonstraram efetividade nesta temporada, além de um elenco bastante elogiado pelo técnico Jorge Sampaoli, o Santos quer quebrar o jejum de títulos do Campeonato Brasileiro, que já dura 15 anos.

Santos