Topo

Antes de parceria com Anitta, Maluma foi base de campeão da Libertadores

Maluma bate bola durante show - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

23/06/2017 04h00

O colombiano Maluma ganhou notoriedade no Brasil ao fazer um dueto com Anitta na canção "Sim ou Não". Aos 23 anos, o cantor coleciona parcerias com grandes nomes da música mundial, como Ricky Martin e Shakira. A trajetória, porém, poderia ser diferente se não fosse uma decisão tomada aos 16 anos.

Nascido em Medellín, na Colômbia, Maluma tentou a sorte no futebol na infância. Antes de completar 16 anos, o ainda Juan Luis Londoño Arias fez parte das categorias de base do Atlético Nacional, bicampeão da Libertadores. A música, porém, falou mais alto.

"Gostava muito do futebol, mas a música causou algo em mim que o futebol não estava causando. Via como a música me elevava. Eu me transportava para outro mundo quando estava no estúdio", afirmou Maluma à TV Caracol, da Colômbia, em 2015.

Meia esquerda de origem, Maluma chegou a ter que contrariar o próprio pai ao deixar o futebol pela música. "Meu pai quase morreu. Ele dizia: 'Juan Luis, seu futebol! Veja como você evoluiu".

A escolha pela música, porém, demorou apenas quatro anos para dar resultado. Em 2011, Maluma (junção dos nomes Marlli, Luis e Manuela, mãe, pai e irmã) lançou a música "Farandulera", que rendeu um contrato com a Sony Music para a gravação de seu primeiro álbum.

Agora com uma carreira de sucesso na música, o amor pelo futebol segue presente em Maluma. Em seus shows, já fez embaixadinhas e chutou bolas para torcida. No Instagram, o colombiano esporadicamente posta fotos jogando futebol ou com camisas do esporte.

"Tecnicamente, ele é muito bom. Sempre quando jogamos futebol, a pelada entre amigos, como dizem, ele faz muita diferença. Acredito que nunca se perde o amor pelo futebol", afirmou Quintero, meia do Independiente Medellín e amigo de Maluma, à TV Caracol.

Maluma esteve recentemente no Brasil. No final de abril, o cantor se apresentou em dois shows ao lado de Anitta. Suas próximas apresentações estão previstas para acontecer em Santiago, no Chile, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro.