Topo

Neto e Alan na Libertadores? Chape pensa com carinho (e com muito cuidado)

Neto (esq.) e Alan Ruschel (c) seguem em recuperação física no clube - REUTERS/Ueslei Marcelino
Neto (esq.) e Alan Ruschel (c) seguem em recuperação física no clube Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino

Daniel Fasolin

Colaboração para o UOL, em Chapecó

28/02/2017 06h00

A Chapecoense está prestes a fazer sua primeira partida na Libertadores da América de sua história. Na próxima terça-feira (7) a equipe catarinense enfrentará o Zúlia em Maracaibo, Venezuela, e terá até o dia 5 para inscrever os atletas que participarão da primeira fase da competição.

O fato que gera grande curiosidade na Chapecoense é a possibilidade da inscrição de Neto e Alan Ruschel, já para a primeira fase do torneio sul-americano, que encerra no dia 23 de maio. O regulamento prevê que 30 jogadores podem ser inscritos na fase de grupos e esta lista deve permanecer inalterada até o final da etapa.

Caso uma equipe inscreva menos de 30 jogadores, ela não poderá inserir novos atletas até o início da segunda fase.

Os dois sobreviventes do acidente com o avião da Lamia em Medellín no ano passado seguem em tratamento no clube e estão melhorando de maneira satisfatória segundo o corpo médico da Chapecoense, liderado pelo doutor Carlos Mendonça.

“Os dois estão muito bem, mas precisamos de tempo para que as avaliações sejam mais precisas. Eles ainda precisam de seis semanas em média para que as lesões fiquem curadas por completo”, explicou.

O médico espera que em 30 dias os dois jogadores possam ser entregues ao departamento de preparação física do clube, assim no final de março se tudo correr bem, os jogadores poderão iniciar a fase de treinamentos mais intensos.

“Espero que em 30 dias eles possam começar os treinamentos físicos. Claro, tudo depende da evolução dos dois. Hoje não poderíamos inscrever os dois no prazo estipulado pela Conmebol. Mas a diretoria vai se reunir para tratar do assunto”, disse o Carlos Mendonça.

“O Neto está cada melhor e a possibilidade de cirurgia está cada vez mais distante. Claro que o  quadro pode mudar, mas estamos felizes com a progressão”, afirmou o médico.

A diretoria da Chapecoense se reunirá até o prazo final para as inscrições para tomar a decisão de inserção dos dois atletas. O diretor executivo da Chapecoense Rui Costa falou da possibilidade de inscrever os jogadores.

“Vamos avaliar com o departamento médico. Precisamos avaliar da melhor maneira possível essa situação. Essa semana a gente vai sentar e conversar, para saber qual é a situação. Mas existe a possibilidade de eles serem inscritos”.

A Chapecoense possui 39 jogadores em seu elenco profissional, incluindo Neto e Alan. Portanto a diretoria precisará definir a melhor estratégia para iniciar a competição. O segundo turno da fase de grupos da Libertadores terá início no dia 25 de abril, até lá Neto e Alan terão 59 dias de preparação até lá.