Topo

Três jogadores da Chapecoense são resgatados com vida de acidente aéreo

Do UOL, em São Paulo

29/11/2016 06h15Atualizada em 29/11/2016 17h41

Três jogadores da Chapecoense ficaram feridos e estão entre os sobreviventes da queda do avião que levava o time a Medellín: o lateral esquerdo Alan Ruschel, o zagueiro Neto e o goleiro Follmann. As informações são de hospitais da região e de familiares dos jogadores, como a irmã de Alan (veja abaixo).

O goleiro Danilo foi outro jogador da Chapecoense encontrado vivo nos destroços. Porém, há informações desencontradas sobre o seu estado. Inicialmente, a Cruz Vermelha colombiana divulgou que o jogador não havia resistido aos ferimentos e falecido no hospital. Posteriormente, a entidade voltou atrás e recolocou o atleta entre os feridos que seguem sob cuidados médicos.

Também foram resgatados com vida o jornalista Rafael Henzel e os tripulantes Ximena Suarez e Erwin Tumiri . As autoridades colombianas chegaram a divulgar que apenas cinco pessoas foram encontradas com vida pelos bombeiros, mas posteriormente Neto e Tumiri foram incluídos na relação.

"Temos a informação de que foi encontrado Neto, de 31 anos. Milagres existem. Temos que tirar todos da aeronave", disse um bombeiro que participa do resgate.

"Alan Ruschel tem uma fratura de luxação na coluna e do membro superior direito. Está passando por cirurgia e posteriormente passará por exames mais completos. Rafael tem um trauma de tórax e fratura de perna esquerda. E aguarda os procedimentos. Há mais feridos em uma outra clínica e no hospital São Vicente de Paula", disse o porta-voz de um dos hospitais para onde as vítimas foram encaminhadas, em entrevista transmitida pelo canal SporTV.

O diretor do hospital Rio Negro, Jorge Rivera, deu poucas informações sobre o goleiro Folmann à imprensa. "Só permite informar que recebemos o paciente Jackson Follman com múltiplos traumatismos no tórax e atualmente está sendo atendido por nossos especialistas", afirmou Rivera. 

A irmã de Alan Ruschel, Amanda, escreveu no Instagram que o estado de saúde do lateral é estável. "Graças a Deus o Alan está no hospital, estado estável. Estamos orando por todos que ainda não foram socorridos, e força para todos os familiares. Situação complicada, difícil. Só Deus para dar força mesmo", escreveu.

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, local do primeiro jogo da decisão da Copa Sul-Americana, desapareceu do radar e sofreu um acidente em Cerro Gordo, nas cercanias da cidade de La Unión, na madrugada desta terça-feira (29). No voo estavam 81 pessoas, incluindo 72 passageiros e nove tripulantes. Ainda não há confirmação oficial do nome das vítimas.

"Estamos fazendo resgate desta sexta pessoa com vida. São 35 minutos a pé e depois uma ambulância faz o transporte até o hospital. Estava próxima à fuselagem. Ainda não vamos confirmar os nomes das pessoas sobreviventes, mas são cinco homens e uma mulher”, disse Maurício Parodi, diretor da Dapart (Departamento Administrativo para Prevenção e Atenção de Desastres).

Alguns atletas da Chapecoense não viajaram com a delegação. A lista inclui os seguintes jogadores: Neném, Demerson, Marcelo Boeck, Andrei, Hyoran, Martinuccio, Nivaldo e Rafael Lima. Eles não vinham sendo utilizados pelo treinador Caio Júnior. Entre todo o time, o goleiro Nivaldo é o mais antigo do elenco e está no grupo desde que a equipe estava na Série D.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, também não estava no voo. Ele estava na lista como convidado do clube para a viagem à Colômbia. Mais dois integrantes da lista, Rodrigo Ernesto e Pablo Castro, também não estavam na aeronave. Ambos cuidam da logística do time, chegaram antes e estavam no aeroporto para o receptivo.

O avião tem lugar para 95 pessoas, mas, segundo as autoridades colombianas, tinha 72 passageiros e nove tripulantes no momento do acidente. No total, eram 48 membros da Chapecoense, incluindo 22 jogadores, 21 jornalistas e três convidados, além da tripulação.

A rádio Caracol publicou em seu site um resumo do boletim médico de cada sobrevivente, com exceção de Neto e Danilo. Veja

Alan Ruschel

Primeiro resgatado, Alan Ruschel passa por uma cirurgia por causa de uma fratura no coluna e tem lesões múltiplas. O lateral ainda sofreu um corte superficial na cabeça. Após a cirurgia, ele passará por exames mais completos e será transferido.

Rafael Henzel

O jornalista Rafael Henzel tem um trauma no peito e uma fratura na perna esquerda.

Ximena Suarez

A comissária de bordo Ximena Suarez Otterburg chegou estável na clínica Sommer e foi submetida a testes de laboratório. Ela passa por avaliaçõe para descartar lesões que ameacem a sua vida.

Jackson Follmann

Diretor médico do Hospital San Vicente Fundação Rionegro, Ferney Rodriguez explicou que o goleiro “está sendo tratado para múltiplas lesões e está fazendo avaliações, sendo observado pelos especialistas"