Atletas e clubes de todo o mundo lamentam acidente com avião da Chapecoense
Assim que a notícia da queda do avião da Chapecoense, que seguia rumo a Medellín, local da primeira partida da final da Copa Sul-Americana abalou todo o mundo e diversos clubes e jogadores do Brasil e até mesmo de fora manifestaram apoio ao clube catarinense e a solidariedade por todos que estavam a bordo da aeronave.
Depois da confirmação das mortes, a Chapecoense mudou sua imagem no perfil do Facebook para o símbolo em preto e branco, em sinal de luto. Dezenas de clubes brasileiros acompanharam os catarinenses. Todos os clubes da Série A e outros de divisões inferiores alteraram seus perfis com a mesma arte e publicaram a seguinte mensagem: "Hoje, todos os clubes do Brasil são um só. #ForçaChape".
Através das redes sociais, diversos clubes, entre eles, o Arsenal, Chelsea, Benfica, Sevilla, Barcelona e outros jogadores de futebol brasileiros e estrangeiros mandaram mensagens de apoio ao clube catarinense.
Vítima de um acidente semelhante 1949, o Torino também se manifestou: "Comovidos pela tragédia da Chapecoense. É um destino que nos une intimamente. #ForçaChapecoense, vocês são vizinhos fraternais". Além da mensagem, o clube italiano realizou um minuto de silêncio antes de a bola rolar nesta terça-feira (29), em partida válida pela Copa da Itália, contra o Pisa.
Em entrevista ao UOL Esporte, o treinador Vanderlei Luxemburgo lamentou o ocorrido. "É muito difícil falar num momento de tanta dor como esse. Definitivamente, não estamos preparados para isso. Ainda mais da maneira trágica como aconteceu. Muitos amigos e pessoas do bem se foram, entre jogadores, integrantes de comissão técnica e jornalistas, todos amantes do futebol e dedicados ao que faziam. Fica aqui a nossa solidariedade a todas as famílias. Que Deus possa confortá-las", declarou o técnico, que tinha contato direto com vários envolvidos.
"Perdi Mário Sérgio, meu irmão; Victorino Chermont, aquele repórter gente boa, de tantas entrevistas; Paulo Júlio Clement e tantos outros profissionais competentes da mídia. Dos jogadores, trabalhei com Cléber Santana no Santos, lancei Matheus Biteco no Grêmio... Dener também trabalhou comigo no Tricolor Gaúcho. Que perda enorme! Que todos possam descansar em paz. Ficamos aqui com as nossas orações", concluiu.
“Que Deus abençoe todas essas pessoas que estavam neste terrível acidente. #chapecoense”, escreveu o brasileiro Lucas Leiva em seu Instagram. Neymar também escreveu. "Impossível acreditar nessa tragédia, impossível acreditar no ocorrido, impossível acreditar que o avião caiu, impossível acreditar que atletas, seres humanos estavam nesse avião, impossível acreditar que essas pessoas deixaram suas famílias .. é IMPOSSÍVEL ACREDITAR!!! Hoje o Mundo chora, mas o céu se alegra em receber Campeões. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos FORÇA CHAPE".
O Real Madrid soltou um comunicado de solidariedade através de seu site oficial. “O Real Madrid lamenta profundamente o trágico acidente aéreo sofrido pelo clube brasileiro Chapecoense e presta suas expressivas condolências a familiares e amigos das vítimas. Ao mesmo tempo, desejamos recuperação aos sobreviventes”.
Cristiano Ronaldo, via Facebook, deixou o seu recado para familiares e amigos das vítimas. "Um abraço para o clube e para todo o futebol brasileiro", escreveu.
O técnico do Villareal, que já trabalhou com Cléber Santana, também comentou o acidente, lembrando do jogador.
"Estamos sofrendo pelo que aconteceu. Sinto muito por esta tragédia, como todo o restante do elenco do Villarreal. Em meu caso, sinto ainda mais, por Cléber Santana, que tive como jogador", disse o antigo auxiliar da equipe 'colchonera', na epoca comandada por Quique Sánchez Flores.
"Era um menino com um comportamento muito bom, que deixou o clube no inverno daquele ano", em referência a transferência do volante para o São Paulo, em 2010.
Jogadores e ex-jogadores, como Pelé e Lukas Podolski também mandaram mensagens de apoio. “Rezem pela Chapecoense e seus familiares”, disse o o alemão.
Jorge Jesus, técnico do Sporting, também se pronunciou, lembrando do técnico Caio Júnior. "Triste não só pelos esportistas, mas também pelo treinador Caio Júnior. É um grande amigo meu, fez um estágio comigo em Portugal, estive várias vezes no Brasil com ele", disse.
O ex-palmeirense Valdivia também lembrou de Caio Júnior após o acidente. "Abraço sincero como o de um amigo, um pai, um filho! Esse foi Caio Júnior para mim. Que Deus o receba e sua família tenha forças neste momento. Obrigado por ter me ajudado quando trabalhamos juntos. Excelente pessoa...", escreveu na legenda de uma foto com o treinador.
O próprio Palmeiras também falou. “A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta profundamente o acidente do avião da @ChapecoenseReal e torce por boas notícias. #ForçaChape”, escreveu em seu Twitter.
“Minhas orações e solidariedade para os sobreviventes e amigos da Chapecoense no momento tão difícil”, disse o colombiano Falcao García.
Alexandre Pato foi outro jogador que atua fora do Brasil a se manifestar. “Estou sem palavras. Tinha amigos ali, amigos da minha família também! Que Deus possa confortar o coração de todos os familiares! #forcachape”.
O técnico do Sevilla, Jorge Sampaoli, também lamentou o incidente. "O pesar que terão será imenso. É duro acordar e ler essa notícia", disse.
Veja as mensagens de jogadores:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.