Topo

Por que galeses mudaram a pose em fotos? Para responder crítica, diz jornal

Galeses ouviram que não saberiam se organizar; então, "bagunçaram" as fotos posadas - Andrew Couldridge/Reuters
Galeses ouviram que não saberiam se organizar; então, 'bagunçaram' as fotos posadas Imagem: Andrew Couldridge/Reuters

Do UOL, em São Paulo

10/10/2016 20h01

A seleção do País de Gales vive bom momento no futebol masculino. Décima colocada do ranking da Fifa, semifinalista da Euro 2016, a equipe do técnico Chris Coleman recebeu a Geórgia no domingo em Cardiff e ficou no empate por 1 a 1, contabilizando três jogos de invencibilidade desde o torneio europeu.

Os galeses, porém, voltaram a mostrar uma característica curiosa em campo, que talvez reflita um bom estado de espírito do elenco. No caso, antes mesmo do pontapé inicial.

Ao posar para a foto oficial da partida, o time não se dividiu na pose tradicional, com seis jogadores em pé e cinco agachados. Ao invés disso, posaram com três jogadores em pé e oito (!!!) agachados à frente, digna de fotos de equipes nas primeiras décadas do século XX.

A inovação, porém, não é nova – na verdade, tem sido recorrente nas fotos posadas de Gales. E segundo o jornal britânico The Guardian, possivelmente pode ser explicada como uma brincadeira posta em prática no tradicional ritual da foto posada.

“É mais provável que eles estejam fazendo uma piada com um velho ritual do futebol. Nos últimos meses, vários integrantes da equipe de Chris Coleman ouviram que não são muito organizados”, diz a publicação. “A bizarra foto da equipe no jogo contra a Geórgia (…) parecem sugerir que Gales está ciente de sua reputação e talvez oferecendo uma sátira como resposta", completa.

A teoria tem fundamento? O próprio jornal admite não saber, mas está disposto a testá-la a curto prazo.

"Estariam eles reduzindo o número de jogadores em pé jogo a jogo? Se eles apostarem em uma escalação 2-9 (dois em pé e nove agachados) contra a Sérvia em 12 de novembro, saberemos definitivamente a resposta”, completa.