Topo

Fernando Bob jogou só duas vezes, mas já mudou o time do Inter

Volante foi principal contratação do Inter e já mudou jeito do time sair da defesa - Ricardo Duarte/Divulgação SC Inter
Volante foi principal contratação do Inter e já mudou jeito do time sair da defesa Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação SC Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/01/2016 06h00

Reforço para lá de comemorado no Beira-Rio, por conta da concorrência de outros clubes, Fernando Bob já mudou o Internacional. Mesmo que a amostragem seja mínima, o volante influenciou diretamente na saída de bola e também no posicionamento de uma das revelações do clube na temporada passada. Tudo em nome de um time mais rápido.

Titular nos jogos contra Bayer Leverkusen e Fluminense, válidos pela Florida Cup, Bob foi um dos símbolos das ideias de Argel Fucks para 2016. Passe mais qualificado no início das jogadas, imprimindo velocidade na chamada transição ofensiva.

“O time reduziu espaço, rodou a bola, teve chegada forte na frente. Fiquei satisfeito com nossa posse de bola”, elogiou Argel um dia antes de deixar os Estados Unidos. Muitos dos itens citados têm ligação com Fernando Bob.

Segundo colocado no ranking de passes certos do Brasileirão de 2015, segundo o site Footstats, o volante recuou até a linha dos zagueiros para evitar a ligação direta no Colorado. Distribuiu o jogo e, principalmente, alterou o posicionamento de Rodrigo Dourado.

Dourado foi titular absoluto do Internacional no ano passado. Com 117 desarmes certos, só ficou atrás de Otávio, do Atlético-PR, como o volante mais efetivo neste fundamento no Campeonato Brasileiro. Ainda assim, mudou de posição.

“É um desafio, eu posso crescer na minha carreira jogando ali. Eu gosto de jogar mais na primeira função, mas o Argel está precisando. E vai ser bom trabalhar em outra função”, comentou Rodrigo Dourado. “O Bob é um grande jogador, com a chegada dele o time cresceu na saída de bola. Ele está se soltando ainda, mas tem qualidade”, completou.

Fernando Bob também é o único reforço do Inter de 2016 que começa como titular. Paulo Cezar Magalhães e Fabinho seguem sendo opção para William e Anderson.