Topo

Felipão tira 'peso' de Lincoln e quer dividir responsabilidade no Grêmio

Felipão não quer ver Lincoln sobrecarregado no duelo entre Grêmio e União Frederiquense - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Felipão não quer ver Lincoln sobrecarregado no duelo entre Grêmio e União Frederiquense Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/01/2015 15h10

Lincoln será o principal armador do Grêmio na estreia em competições oficiais, neste sábado. O jovem de apenas 16 anos substitui Douglas, que não atua diante do União Frederiquense por conta da ausência da liberação da CBF. Mas o técnico Luiz Felipe Scolari não quer ver o menino sobrecarregado. Segundo ele, a ideia é dividir a responsabilidade com os mais velhos. 

"Ele não pode assumir a responsabilidade. Um menino de 16 anos não pode ser responsável pela equipe. Só Pelé conseguiu fazer isso na época dele. Depois, ninguém mais fez. Ele [Lincoln] é um menino do grupo que vai aprendendo com o decorrer do ano", disse Scolari. 

Personalidade não falta ao garoto. Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, ele disse que se considera apto a virar o melhor jogador do mundo no futuro. Logo nos primeiros treinamentos mostrou que tem qualidade e conquistou o comando técnico. 
 
Mas deixar ele como responsável pelas ações ofensivas do time na estreia em casa é um peso maior do que, talvez, ele possa carregar. Por isso, a meta de Scolari é dividir a tarefa com colegas mais velhos. 
 
"Vocês da imprensa e nós do Grêmio temos que ter calma com ele. Vai alternar bons momentos e outros que ainda não assimilou. É um jovem, está em fase de passagem que pode durar seis meses, um ano, um ano e meio... Temos que ter calma. Meninos não são a solução, mas sim os mais velhos, ajudados pelos meninos que chegam com muita vontade", explicou Scolari. 
 
A provável escalação gremista para o jogo de sábado às 17h (horário de Brasília), diante do União Frederiquense, na Arena é: Marcelo Grohe; Galhardo, Rhodolfo, Marcelo Oliveira e Marcelo Hermes; Araújo, Fellipe Bastos, Luan e Lincoln; Marcelo Moreno e Barcos.