PUBLICIDADE
Topo

Futebol


Alex, Richarlyson, Kaká e outros sairão de cena; prepare-se para o adeus

Richarlyson, Kaká e Alex deixarão seus clubes após o Brasileirão de 2014 - Montagem com fotos Getty Images, Ernesto Rodrigues/Folhapress e Heuler Andrey / Getty Images
Richarlyson, Kaká e Alex deixarão seus clubes após o Brasileirão de 2014 Imagem: Montagem com fotos Getty Images, Ernesto Rodrigues/Folhapress e Heuler Andrey / Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/12/2014 12h00

A rodada deste fim de semana do Brasileirão marcará várias despedidas, seja de jogadores, de presidentes de clubes e profissionais ligados ao futebol. Alex, do Coritiba, e Richarlyson, do Vitória, anunciaram que vão pendurar as chuteiras neste fim de semana. Outros não terão contratos renovados, casos de Chicão, do Flamengo, e Carlinhos, do Fluminense.

Há também os que farão seus últimos jogos antes de trocar de clube.

Kaká dará adeus ao São Paulo neste domingo, contra o Sport, às 17h, na Arena Pernambuco. Ele jogará no Orlando City em 2015.

Fora de campo, a última rodada do Brasileirão marcará a saída do narrador Nivaldo Prieto da Bandeirantes. O vínculo com a emissora paulista vence em 31 de dezembro e não será renovado.

Veja quem se despede neste fim de semana:

Kaká - Trocará o São Paulo pelo Orlando City/EUA

Alexandre Schneider/Getty Images
Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

O meia encerra neste domingo sua segunda passagem pelo clube paulista. Kaká veio por empréstimo ao São Paulo por apenas meses, período de recesso do futebol norte-americano. O jogador tem seus direitos econômicos ligados ao Orlando City.

“Não tem substituto. Como pessoa é espetacular. Treina muito. Fará falta porque é um cara que orienta dentro de campo. Sabe fazer bem isso. Substituir ele como pessoa, como caráter, é muito difícil. Como jogador, é possível", elogiou Muricy Ramalho.

Alex (Coritiba) - encerra a carreira

Heuler Andrey/Getty Images
Imagem: Heuler Andrey/Getty Images

O capitão do Coritiba fará neste domingo, diante do Bahia, sua última partida como jogador profissional. Aos 37 anos, Alex defendeu o Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo e Fenerbahçe.

"Obrigado ao futebol por tudo que me ofereceu. Mas chegou ao fim minha carreira! Mais uma partida domingo para eu comemorar no Couto Pereira! Obrigadão a todos os torcedores que sempre me trataram muito bem", afirmou Alex.

Nivaldo Prieto – narrador da Bandeirantes

Divulgação/Band
Imagem: Divulgação/Band

Narrador deixará a Bandeirantes no fim do ano.

Nivaldo Prieto afirma que pretende passar um período com a família. Ele nega que sua saída tenha sido motivada por briga interna.

Foram 15 anos na Bandeirantes, em duas passagens pela emissora. O narrador recebeu proposta para trabalhar em canal fechado.

Odílio Rodrigues – deixará a presidência do Santos

Era vice-presidente, mas assumiu o comando do Santos em 2013 após licença de Luis Alvaro Oliveira Ribeiro. Eleições no clube acontecem no fim de semana. Odílio não concorre ao pleito.

Richarlyson (Vitória) - encerra a carreira

Alexandre Schneider/Getty Images
Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

O meio-campista, que também atua como lateral, anunciou na semana que está encerrando a carreira. Richarlyson deu o recado logo após deixar o campo de cabeça quente na goleada sofrida pelo Vitória contra o Flamengo, 4 a 0. Se mantiver a palavra, Ricky deixará o futebol aos 32 anos e com um título de Mundial de Clubes e uma Libertadores no currículo.

"Encerro minha carreira por aqui", adiantou Richarlyson, na saída de campo, revoltado com a arbitragem no jogo vencido pelo Flamengo.

Carlinhos - deixará o Fluminense

Foram quatro temporadas e dois títulos brasileiros no Fluminense. Carlinhos não terá o contrato renovado. O adeus ao elenco foi marcado por choro de Carlinhos (veja vídeo acima). Ele está suspenso e não enfrenta o Cruzeiro no fim de semana.

Índio – deixará o Internacional e pode encerrar a carreira

Campeão mundial em 2006, Índio não terá seu contrato renovado. Aos 39 anos, o zagueiro dá claros sinais de que vai se aposentar. Índio não apareceu no treino desta sexta e não avisou o motivo da ausência.

Chicão - deixará o Flamengo

Gilvan de Souza / Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

Zagueiro tem contrato até o fim do ano. Diretoria do Flamengo avisou que não renovará o vínculo de Chicão, na reserva do time de Vanderlei Luxemburgo.

Mário Gobbi – deixará a presidência do Corinthians

Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Gobbi deixará a presidência do Corinthians no começo de 2015. A eleição no clube acontece em fevereiro. Gobbi não disputará o pleito. No currículo, o dirigente conquistou o Mundial de Clubes e Libertadores, em 2012, a Recopa e Paulistão, em 2013, além do Paulistão de 2011.

Veja quem pode trocar de clube e sair de cena

  • Ricardo Matsukawa / UOL

    Mano Menezes - (Corinthians)

    Ainda não foi oficializada a saída, mas Mano Menezes dificilmente continuará no Corinthians. A goleada sofrida no Maracanã por 5 x 2 no domingo aumentou a instabilidade do treinador. O Corinthians da era Mano encerra o ano sem título e com uma eliminação da Copa do Brasil com outro revés por placar dilatado: 4 a 1 para o Atlético-MG .

  • Buda Mendes/Getty Images

    Diego Tardelli - (Atlético-MG)

    Tardelli adotou tom de despedida ao dizer que, se for negociado, deixará o clube de cabeça erguida. "Vim do Qatar com salário menor, abri mão de muitas coisas para estar aqui. Sempre pensei no Atlético, chegou a hora de pensar um pouco em mim, por isso tem a proposta, sinceramente terei uma conversa com o presidente para definir meu futuro".

  • Ricardo Nogueira/Folhapress

    Henrique - (Palmeiras)

    Artilheiro do Palmeiras, Henrique tem contrato só até o fim do ano. O contrato dificilmente será prorrogado. O clube alviverde considera caro pagar R$ 6 milhões por 50% dos direitos, que estão ligados ao Mirassol.

  • LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA/Divulgação

    Zé Roberto - (Grêmio)

    O Grêmio não conseguiu vaga à Libertadores, e a diretoria agora quer reduzir custos. Essa medida pode representar a saída de Zé Roberto, que tem salário considerado alto. O jogador de 40 anos pode fazer neste fim de semana seu último jogo pelo clube tricolor gaúcho.

  • Pedro Vilela/Getty Images

    Lucas Silva - (Cruzeiro)

    Volante do time campeão brasileiro, Lucas Silva deixou claro que deve morar na Europa no próximo ano. Interessados não faltam. O Real Madrid quer o cruzeirense. "Um pouco ansioso, confesso, e numa expectativa boa". "Se acontecer [defender o Real Madrid], vai ser um sonho".

Futebol