Topo

Torcedores do Grêmio querem Kidiaba em Porto Alegre para comemorar 'Mazembe Day'

Ter o goleiro Muteba Kidiaba em Porto Alegre é o objetivo de torcedores do Grêmio - Hassan Ammar/AP
Ter o goleiro Muteba Kidiaba em Porto Alegre é o objetivo de torcedores do Grêmio Imagem: Hassan Ammar/AP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/10/2012 06h01

O dia 14 de dezembro de 2010 jamais será esquecido pelos colorados... E também pelos gremistas. Foi nesta data que o time vermelho perdeu para o Mazembe, do Congo, e foi eliminado do Mundial de Clubes. Triste para um lado, comemorado pelo outro. Ano após ano os torcedores do Grêmio celebram a data chamada 'Mazembe Day'. Em 2012 a meta é audaciosa. Os torcedores se organizam para contar com um dos protagonistas do jogo em Porto Alegre: Kidiaba.

DANCINHA IMITADA POR CARLOS ALBERTO

  • O meia Carlos Alberto esteve pouco tempo no Grêmio, marcou só um gol, mas nele comemorou imitando a dancinha do goleiro do africano Kidiaba

O goleiro congolês foi uma das figuras daquele Mundial. Além de fazer uma série de defesas difíceis impedindo os gols do Inter, ele comemorava gols e vitórias do Todo Poderoso saltitando sentado no chão. A 'dancinha' virou hit na época, foi imitada diversas vezes e esteve presente no discurso de posse de Paulo Odone em 2011.

Através do Facebook, o estudante de jornalismo Matheus Wink, de 22 anos, em parceria com seu pai, o jornalista e cervejeiro Ilgo Wink, de 54,  [criador das cervejas 1983 e Mazembier, em homenagem ao clube e ao ano do título mundial do Grêmio], uniram os apoiadores da ideia. Para contar com a presença de Kidiaba em solo gaúcho, a estratégia já está montada.

Inicialmente, eles buscavam divulgar um Blog - que nasceu com perspectiva de se tornar um livro - contando as histórias dos gremistas naquele 14 de dezembro. Os relatos estão publicados. Mas a ideia foi crescendo e passou a ser algo maior.

Atualmente, a Fan Page do Mazembre Day conta com mais de mil fãs, sendo cerca de 100 torcedores africanos. Por meio deles - que pediram uma nova ação em 2012 e divulgaram a interação com os brasileiros no site oficial do clube - a ideia é conseguir um vídeo do goleiro se colocando à disposição de visitar a capital gaúcha.

Com o vídeo publicado, o próximo passo será lançar uma campanha de financiamento coletivo através da internet para conseguir a verba de deslocamento. Uma vez em solo gaúcho, Kidiaba será motivo de festa.

"Mais do que uma campanha de provocação futebolística, a ideia é mostrar como o engajamento coletivo na internet pode gerar frutos, e principalmente capital social para quem os organiza", disse Matheus, por e-mail, ao UOL Esporte.

Chegando para o 'Mazembe Day', Kidiaba perderá a inauguração da Arena do Grêmio, sendo que seu time, o Todo Poderoso Mazembe, foi cotado para fazer o amistoso que abre a nova casa gremista, mas acabou substituído pelo Hamburgo. De qualquer forma, a dancinha do arqueiro seria motivo de vibração, como há dois anos.