Topo

Marta e Cristiane marcam no retorno à seleção e Brasil goleia a Itália no Pacaembu

Marta marcou um na goleada por 5 a 1 do Brasil contra a Itália - Mowa Press
Marta marcou um na goleada por 5 a 1 do Brasil contra a Itália Imagem: Mowa Press

Do UOL Esporte

Em São Paulo

08/12/2011 23h15

Após ausência na campanha da prata no Pan de Guadalajara, Marta e Cristiane marcaram na volta à seleção e ajudaram o Brasil a golear a Itália por 5 a 1, de virada. Sem grandes atuações individuais, o Brasil teve sucesso no jogo coletivo e começou bem a 3ª edição do Torneio Internacional Cidade de São Paulo. A equipe ainda se beneficiou de uma expulsão das adversárias quando o jogo estava empatado e aproveitou para abrir vantagem.

As italianas dominaram o primeiro tempo e, com marcação forte, conseguiram neutralizar o ataque brasileiro. No entanto, uma expulsão no início do segundo tempo mudou o panorama do confronto e a equipe da casa não teve dificuldade para sair com os três pontos no estádio do Pacaembu. O duelo também marcou o retorno do técnico Jorge Barcellos ao comando da seleção, cargo que ocupou nas campanhas do vice mundial e olímpico, em 2007 e 2008, respectivamente.

O Brasil começou melhor e chegava com mais perigo por meio das bolas paradas, na tentativa de explorar a baixa estatura da goleira Picarelli, de apenas 1,62 m. As italianas entraram no jogo e abriram o placar aos 17min. Após cobrança curta de escanteio pela esquerda, Camporesi cortou Érika e cruzou para Tona, que, de costas para o gol, deu uma puxadinha e mandou no canto direito, no contrapé da goleira Andreia. O Brasil respondeu na sequência e Érika cabeceou no ângulo esquerdo da Itália, após cobrança de escanteio de Marta, aos 18min.

Enquanto isso, Marta tinha atuação apagada e apostava pouco nas jogadas individuais. Aplicadas na marcação, as italianas conseguiam desarmes fáceis e, com boas trocas de passes, envolviam a marcação brasileira, que cometia muitas faltas. Com pouca criatividade no meio-campo, Cristiane ficou isolada e passou a buscar o jogo mais atrás. A Itália começou a arriscar de fora da área e levava perigo ao gol brasileiro, mas o empate persisitiu até o final da primeira etapa.

No segundo tempo, o Brasil continuou com o jogo cadenciado e ameaçou aos 17min. Formiga cobrou falta frontal e obrigou Picarelli a espalmar. No rebote Érika tentou encobrir a goleira e acertou o travessão. O jogo mudou de cara aos 12min, quando Conti recebeu o segundo amarelo, após carrinho em Formiga, e deixou a Itáila em desvantagem numérica. As brasileiras se aproveitaram do cenário e viraram aos 15 min. Marta fez jogada individual pela esquerda e cruzou, Cristiane errou o voleio e a bola sobrou para Ester, que chutou forte no canto direito.

A seleção da casa ampliou aos 23min, com Cristiane. Em cima da linha, a atacante completou escanteio fechado cobrado por Marta pela direita. Ainda faltava o gol de Marta e a melhor do mundo deixou o seu aos 43min, depois de receber passe de Cristiane, cortar a goleira e mandar de direita para o gol livre. No último lance do jogo Aline subiu de cabeça e marcou aos 48min.

No outro duelo do torneio, a Dinamarca goleou o Chile por 4 a 0. O Brasil volta ao gramado do Pacaembu no domingo, para enfrentar o Chile às 17h.