Topo
OPINIÃO

Daniel Alves transcende o futebol? Colunistas criticam fala de Tite

Colaboração para o UOL

01/12/2022 19h41

Classificação e Jogos

O técnico Tite e o lateral direito Daniel Alves, que será o capitão da seleção brasileira na partida contra Camarões, concederam entrevista coletiva nesta quinta-feira (1º), véspera da partida válida pela terceira rodada da Copa do Mundo. O técnico brasileiro afirmou que um dos motivos da convocação de Daniel Alves é que ele transcende o futebol.

No Posse de Bola, programa que o UOL Esporte transmite diariamente às 18h durante a Copa do Mundo, os colunistas Mauro Cézar Pereira, Milly Lacombe, José Trajano e Arnaldo Ribeiro comentaram sobre a declaração de Tite sobre o camisa 13 da seleção.

"É um ótimo jogador, em final de carreira, mas a passagem dele pelo planeta Terra se destaca por ele jogar futebol. É um jogador de futebol muito bom e é isso... o Maradona transcende o futebol, mas ele não. Mas isso é um dialeto 'titês'. Precisamos de um glossário para entender. É aquela conversa fiada de gestão de grupo. Quase 2023, futebol profissional, e o técnico quer agradar, justificar convocação...", disse Mauro Cézar Pereira.

Milly Lacombe disse que a coletiva "Eu perdi um tempo da minha vida vendo a coletiva inteira. Foi uma ode sobre o nada. Não há explicação ele estar lá. O Daniel Alves falou: 'eu não estou na melhor fase da minha carreira, eu faço tudo bem, eu sei tocar pandeiro, eu vou me esforçar...'. Pode ser que nesse 'titês' a transcendência vai para o apoio que ele dá para o governo de extrema-direita, pelo fato da ONG dele ser acusada de receber 6 milhões do governo federal, mas ele não falou sobre isso na coletiva".

Milly defende árbitra brasileira: 'Luta é pelo direito de errar'

O jogo que marcou a eliminação precoce da Alemanha também será lembrado como o primeiro de uma Copa do Mundo masculina apitada por um trio de arbitragem feminino. Milly Lacombe comentou o fato e defendeu a auxiliar brasileira Neuza Back, que marcou impedimento no último gol da Alemanha, mas foi corrigida pelo VAR.

"Quando a gente erra tem duas reações, ou é condescendência, 'tudo bem, é uma mulher', ou é reação de errar pelo gênero, 'mulher não sabe fazer isso', então a luta também é pelo direito de errar, como todo mundo erra."

Juca: Espanha quis tirar a Alemanha ou fugir do Brasil?

O colunista Juca Kfouri comentou a partida em que a Espanha perdeu para o Japão por 2 a 1. O resultado eliminou a Alemanha e tirou o Brasil do caminho até a final.

"Detesto botar em dúvida honestidade das pessoas, mas a incapacidade da Espanha de entrar na área do Japão a partir do segundo gol... a mim ficou a sensação, eu não sei se mais o espanhol queria que a Alemanha caísse fora ou quis se livrar de eventuais cruzamentos com Brasil e Argentina. Que ficou esquisito, ficou."

Mauro: Espanha parecia que não estava ligando para perder

Mauro Cezar Pereira estranhou o comportamento da Espanha durante a derrota de virada por 2 a 1 para o Japão. Com o resultado, a Alemanha acabou eliminada na primeira fase, e a Espanha escapou de um possível encontro com o Brasil nas quartas de final.

"Achei o comportamento da Espanha muito estranho. Um time desinteressado, parecia que não estava ligando para perder", afirmou.

Daniel Alves transcende o futebol? Colunistas criticam fala de Tite

Mauro Cézar Pereira, Milly Lacombe, José Trajano e Arnaldo Ribeiro comentaram sobre a declaração de Tite, que afirmou que um dos motivos da convocação de Daniel Alves é que ele transcende o futebol. Confira.

Assista ao Posse de Bola na íntegra