Topo

Austrália

Técnico da Austrália explica eliminação: "Não conseguimos fazer gols"

O técnico holandês Bert van Marwijk, da Austrália, no duelo contra o Peru - Gregorio Borgia/AP Photo
O técnico holandês Bert van Marwijk, da Austrália, no duelo contra o Peru Imagem: Gregorio Borgia/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

26/06/2018 13h51

Depois de chegar à última rodada do Grupo C com a esperança de se classificar às oitavas de final, a Austrália se despediu da Copa do Mundo de forma melancólica: com derrota por 2 a 0 para o Peru e na última colocação da chave. Para o técnico holandês Bert van Marwijk, as coisas teriam sido diferentes se sua equipe tivesse resolvido um problema: fazer gols. 

"Se você cria chances, você tem que marcar gols. Esse foi o nosso problema. Você só ganha jogos quando faz um gol mais que seu oponente, e não conseguimos fazer isso. Esse foi o nosso problema", repetiu o técnico, em entrevista coletiva.

A avaliação, porém, não serve apenas para a derrota diante do Peru. Van Marwijk acredita que ainda falta à Austrália a capacidade de fazer gols - e, logo, de ganhar jogos. "Competimos no mesmo nível que nossos rivais e, em alguns momentos, até em nível mais alto, mesmo não tendo jogadores tão qualificados. Isso você consegue quando você trabalha bem, mas precisamos de qualidade individual para decidir partidas. Eu não fui capaz de encontrar a solução para fazermos gols", reconheceu.

Questionado sobre os rivais, se achou justa a classificação da França e Dinamarca, deixou claro que sente a ausência do Peru, também eliminado. "Eles fizeram dois gols em nós e nos dois jogos contra França e Dinamarca, tiveram chances de ganhar. Mas França e Dinamarca tiveram mais sorte que o Peru", opinou.

Sem definir seu futuro, o holandês disse que gosta de estar livre e festejou o curto período em que esteve na seleção australiana: apenas seis meses. “Gostei do período em que trabalhei com esses caras. Eu aprendi com eles e aprendi com a mentalidade deles. A maneira como eles melhoraram, você não vê isso muitas vezes nesse nível. Espero que tenham aprendido alguma coisa nos últimos meses."

Austrália