Topo

Egito

Mais velho da história das Copas, egípcio evita falar sobre aposentadoria

Essam El Hadary durante o jogo Egito x Arábia Saudita - Kevin C. Cox/Getty Images
Essam El Hadary durante o jogo Egito x Arábia Saudita Imagem: Kevin C. Cox/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/06/2018 05h55

Aposentadoria não é um assunto sobre o qual o goleiro Essam El Hadary quer falar no momento. Aos 45 anos, cinco meses e dez dias, o egípcio se tornou nesta segunda-feira (25) o jogador mais velho a entrar em campo em Copas do Mundo, na derrota por 2 a 1 para a Arábia Saudita.

Assista aos gols de Arábia Saudita 2 x 1 Egito
- Simule resultados da última rodada e quem vai às oitavas
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador do Brasil

"Vou tomar minha decisão sobre isso depois do Mundial. Ainda terei outras decisões para tomar sobre minha longa jornada neste esporte maravilhoso", afirmou ele ao site da Fifa, que dedicou uma matéria especial para exaltar o recorde.

Ao invés de falar sobre o futuro, El Hadary preferiu agradecer pelo feito. Reserva nas duas primeiras rodadas da Copa, ele chegou até a pegar um pênalti contra os sauditas. "Graças a Deus esta é uma conquista para o Egito, mais que para mim pessoalmente", afirmou. "O que consegui neste torneio é resultado de anos de treino, trabalho duro e sofrimento que poucos sabem". 

O goleiro iniciou a carreira aos 17 anos, em 1990 - curiosamente, o último ano em que o Egito havia participado do Mundial até a edição da Rússia. Assim, embora tenha conquistado quatro vezes a Copa das Nações Africanas, ele nunca havia entrado em campo no mais badalado torneio do futebol.

"Deus me permitiu coroar a carreira com uma participação na Copa do Mundo, depois de tantos anos", disse El Hadary, para quem a campanha de três derrotas nos três jogos na Rússia "serviu de aprendizado" ao país africano.

"Os jogadores do Egito devem continuar trabalhando duro. Eu peço à próxima geração que trabalhe incansavelmente para elevar o nível do Egito e que veja o que eu alcancei ao longo da minha história no futebol como um incentivo para eles, um exemplo de persistência e sacrifício", concluiu. 

Egito