Copa Africana começa hoje e terá artilheiro de time brasileiro; veja raio-x

A 34ª edição da Copa Africana de Nações terá seu pontapé inicial hoje, a partir das 17h (de Brasília), e reunirá uma série de craques até o dia 11 de fevereiro. Um dos convocados, inclusive, é do futebol brasileiro: o argelino Slimani, do Coritiba.

Raio-x do torneio

A competição tem 24 participantes, que foram divididos em seis grupos com quatro seleções cada. Anfitriã, a Costa do Marfim forma o Grupo 1 ao lado de Guiné Equatorial, Guiné-Bissau e Nigéria.

Os dois melhores de cada chave e os quatro melhores terceiros colocados avançam às oitavas de final após as três rodadas iniciais. A partir daí, jogos únicos definem os sobreviventes até a final.

O campeão será conhecido no dia 11, em confronto marcado para o Estádio Olímpico de Ebimpé, inaugurado em 2020 e com capacidade para 60 mil pessoas.

O Egito é o maior campeão do torneio e já faturou a taça sete vezes. Camarões (cinco títulos) e Gana (quatro títulos) aparecem na sequência.

Jogadores que representam as 24 seleções da Copa Africana de Nações
Jogadores que representam as 24 seleções da Copa Africana de Nações Imagem: Reprodução/Twitter

Astros em ação

A edição que começa hoje reúne figurinhas bastante conhecidas do futebol — tanto no cenário europeu quanto brasileiro.

Slimani "representa" o futebol sul-americano. O experiente atacante do Coritiba é o maior artilheiro da história da Argélia e desfalcará equipe paranaense até, pelo menos, o fim do mês.

Continua após a publicidade

Salah (egípcio do Liverpool), Osimhen (nigeriano do Napoli) e Mané (senegalês do Al Nassr) também estão confirmados. O atacante Aboubakar, que atua pelo Besiktas e que foi oferecido ao Corinthians nos últimos dias, é outro que aparecerá nos gramados defendendo sua seleção (Camarões).

O futebol europeu, aliás, é o mais desfalcado: 145 jogadores de times das principais ligas do continente foram convocados e serão baixas em seus clubes.

A partida de hoje entre Costa do Marfim e Guiné-Bissau abre a Copa Africana. Amanhã, outros três jogos esquentam a fase de grupos do torneio.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Ao contrário do publicado, Sadio Mané é jogador do Al Nassr, e não do Bayern de Munique. Além disso, o Grupo 1 é composto por Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau e Nigéria e não por Marrocos, Senegal, Tunísia, Argélia e Egito. As informações foram corrigidas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes