Topo

Espanha

Diego Costa se torna artilheiro "brasileiro" de outras seleções em Copas

Vanderson Pimentel

Do UOL, em São Paulo

15/06/2018 21h00

Artilheiro da Espanha no empate em 3 a 3 com Portugal, Diego Costa não só entrou para um seleto grupo, como assumiu a "artilharia" dos brasileiros que fizeram gols por seleções estrangeiras em Copas do Mundo.

Copa-2018: Assista aos gols dos jogos desta sexta-feira

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso

Diego Costa foi o único dos cinco jogadores que marcaram mais de uma vez. O jogador de 29 anos fez o primeiro gol aos 23 minutos do primeiro tempo e aos 9 minutos da etapa final, fazendo seus dois primeiros gols em Mundiais após passar a Copa de 2014 em branco.

Mesmo satisfeito com os tentos, Diego Costa lamentou o empate. "A verdade é que foi um jogo grande. Merecemos pela partida que fizemos, jogamos muito mais, tivemos mais posse de bola, mas o resultado negativo vai porque no final escapou. São coisas que acontecem no futebol."

Vítima do atacante do Atlético de Madri, Portugal é a seleção que possui mais 'brasileiros' que já marcaram em Copas. O meia Deco fez o gol da equipe na vitória por 1 a 0 contra o Irã, em 2006. Quatro anos depois, Liedson marcou o quinto gol na goleada portuguesa por 7 a 0 contra a Coreia do Norte.

O primeiro gol marcado por um brasileiro em outra seleção também foi no Mundial da Alemanha, em 2006. No dia 11 de junho, o meia Sinha, nascido no Rio Grande do Norte, fez o último tento mexicano novamente contra o Irã, no jogo em que os latinos venceram por 3 a 1.

A Alemanha também já comemorou gol brasileiro. Na estreia da equipe na Copa de 2010, o ex-atacante Cacau fez o último gol da Nationalelf contra a Austrália na goleada por 4 a 0.

Veja a lista dos brasileiros que marcaram por outras seleções

2018 - Diego Costa (Espanha) – 2 gols
2010 - Cacau (Alemanha) – 1 gol
2010 - Liedson (Portugal) – 1 gol
2006 - Deco (Portugal) – 1 gol
2006 - Sinha (México) – 1 gol

Espanha