Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Mundial: Fla, Flu e Palmeiras articulam na Fifa para serem cabeças de chave

Flamengo, Fluminense e Palmeiras se juntaram em um lobby para se tornarem cabeças de chave no Super Mundial da Fifa, em 2025. Já foi feita uma petição para a diretoria da Conmebol, que será enviada para a federação internacional de futebol.

O Super Mundial de Clubes terá 32 times e será disputado nos Estados Unidos, no meio de 2025. A Europa tem 12 vagas, e a América do Sul, seis. São formados oito grupos de quatro times, assim como na Copa do Mundo de 2022.

A tese de Flamengo, Fluminense e Palmeiras é de que os campeões da Libertadores têm de ser cabeças de chave, assim como os ganhadores da Champions. Assim, defendem esse direito para os três e para o campeão de 2024 (se não for um dos clubes).

A articulação começou com uma conversa de dirigentes dos clubes com o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez. A partir daí, os três clubes se reuniram e formalizaram um pedido ao cartola máximo da América do Sul.

A combinação é de que Dominguez encaminhará à Fifa o pedido para que os quatro campeões da Libertadores sejam cabeças de chave.

Para Flamengo, Fluminense e Palmerias, a vantagem de estar no topo do grupo é evitar times mais fortes europeus na fase de grupos. Os campeões da Champions, como City e Real Madrid, ficariam em outra chave. Obviamente, isso não significa evitar qualquer europeu, já que são 12 no total.

É provável que o sorteio do Mundial de Clubes ocorra no meio do ano, o que obrigaria a Fifa a definir os critérios de cabeças de chave antes. O Super Mundial de Clubes ainda não tem um valor definido de premiação para os times.

Além dessa reivindicação dos clubes, a Conmebol também debate com a Fifa anular a mudança no Mundial Interclubes de 2024, que rebaixou o time campeão da Libertadores. A ideia é que as equipes do continente só joguem na semifinal - e não nas quartas como está previsto para esta edição.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes