Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

CBF orientou para dar acréscimos sem excesso antes de Sergipe x Botafogo

Confusão ao final da partida entre Sergipe e Botafogo - Reprodução/SporTV
Confusão ao final da partida entre Sergipe e Botafogo Imagem: Reprodução/SporTV

Colunista do UOL

04/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com Igor Siqueira

A comissão de arbitragem da CBF tinha orientado os árbitros a observarem todos os acréscimos necessários em um jogo, repetindo o modelo usado pela Fifa na Copa do Mundo. Mas não deveria haver excesso. É sob esse ponto de vista que serão analisados os acontecimentos no jogo Sergipe x Botafogo.

Na primeira fase da Copa do Brasil, o árbitro Bráulio Machado deu oito minutos de descontos na partida. Depois, acrescentou mais um minuto após nova interrupção. O Botafogo empatou além dos 54min, isto é, após o final do tempo concedido pelo juiz.

A comissão de arbitragem da CBF ainda não tinha analisado o jogo. Só há uma condenação às agressões cometidas contra Bráulio Machado. O presidente da confederação, Ednaldo Rodrigues, informou que se reuniria com o presidente da comissão de arbitragem, Wilson Seneme.

Sem análise da partida, sabe-se que a comissão de arbitragem deu uma orientação aos árbitros para que observassem com rigor os acréscimos. A Copa do Mundo, com descontos maiores do que antes, criou um novo paradigma. Há um período determinado de acréscimo para cada lance, como substituição, gol, entre outros.

Outra orientação é para que, quando houver interrupção durante os descontos, será preciso somar mais minuto ou minutos ao tempo. Isso foi feito por Machado.

Mas a comissão de arbitragem da CBF considera um excesso quando é permitido jogo além do tempo já concedido pelo árbitro. Foi o caso do que aconteceu com o final da partida e o momento do gol do Botafogo. Mas, repita-se, o jogo propriamente dito ainda não foi analisado.