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Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

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Libertadores fatia direitos de TV em três pacotes e prevê rotação de times

Libertadores 2022 começará no dia 8 de fevereiro - Divulgação/Conmebol
Libertadores 2022 começará no dia 8 de fevereiro Imagem: Divulgação/Conmebol

11/02/2022 04h00

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A Conmebol definiu as regas da disputa dos direitos de transmissão de TV da Libertadores e da Copa Sul-Americana. O modelo é de divisão da competição continental em três pacotes para veículos, sendo uma TV Aberta e outras duas plataformas pagas. Também há uma previsão de rotação dos times na televisão aberta.

Será a segunda concorrência organizada pelos direitos da Libertadores - a primeira ocorreu em 2018. A empresa FC Diez, parceira da Conmebol, é a responsável por organizar a disputa. Os direitos serão negociados para as próximas quatro edições, 2023 a 2026.

A Globo poderá participar da disputa depois de fazer um acordo com a Conmebol em relação ao litígio do contrato anterior da Libertadores. No segundo semestre de 2021, foi fechado um acordo com pagamento de US$ 40 milhões de multa pela emissora. O SBT é o atual detentor desses direitos. Há uma promessa ainda de disputa pesada por plataformas pagas como Disney, HBO Max, Amazon, entre outras.

Haverá duas concorrências separadas, uma para a Libertadores e outra para Sul-Americana. O modelo é igual para ambas que ocorrerão de forma simultâneas. Já houve contatos com todas as emissoras e plataformas para explicar as regras da concorrência.

A fórmula apresentada tem três pacotes para plataformas. A primeira é para TVs ou veículos de streaming abertos: são 25 jogos. Há um total de 19 rodadas com pelo menos uma partida em TV Aberta. Além disso, nos jogos da fase de grupo, será possível escolher duas partidas para a TV Aberta, somando as 25 partidas.

Mas há uma regra: a TV Aberta não pode escolher sempre o mesmo time para transmissão. Era comum que emissoras optassem, por exemplo, pelo máximo de jogos do Flamengo, que tem maior audiência. Sendo assim, haverá uma rotação de times.

Além disso, haverá dois pacotes de TVs ou plataformas fechadas. No total, a Libertadores tem 155 partidas. Ou seja, os veículos que comprarem esses direitos irão dividir esses jogos. Um pacote tem prioridade na escolha em relação ao outro.

A Conmebol e a FC Diez não descartam, no entanto, uma negociação que envolva a compra de toda a competição com exclusividade. Isso foi apresentado às emissoras. Haveria essa flexibilidade de regras se uma proposta mais vantajosa fosse apresentada à Conmebol.

As regras foram apresentadas em encontros com as plataformas. Todos os agentes do mercado foram procurados, incluindo alguns não atuantes como Netflix. Mas, formalmente, a concorrência começa no dia 4 de março. Depois disso, as emissoras têm um mês para apresentarem as propostas.

O modelo da Copa Sul-Americana será similar com uma plataforma aberta e duas fechadas. Com isso, deve acabar a Conmebol TV. A competição cresceu em atratividade porque passou a ter fase de grupo e, portanto, um número garantido de jogos dos times participantes.