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Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

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Nike monitora caso de curtidas de filho de Tite e repudia preconceito

Matheus Bachi prepara treino da seleção brasileira - Pedro Martins/Mowa Press
Matheus Bachi prepara treino da seleção brasileira Imagem: Pedro Martins/Mowa Press

30/10/2021 15h41

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Principal patrocinadora da seleção, a Nike disse que acompanha o caso do filho de Tite, Matheus Bachi, que curtiu postagens preconceituosas em redes sociais. Membro da comissão técnica do time brasileiro, ele deu likes em textos e memes com transfobia, machismo e violência de gênero. A empresa afirma ser contra o preconceito.

Questionada pelo blog, a Nike se posicionou por meio de nota: "Estamos acompanhando de perto a situação. A Nike repudia veementemente toda e qualquer forma de discriminação ou preconceito."

O blog procurou alguns outros patrocinadores sobre o caso e aguarda suas respostas.

Bachi apareceu como uma das pessoas que tinha curtido comentários no Instagram do jogador de vôlei Maurício Souza, que foi desligado do Minas Tênis acusado por post homofóbicos. Buscas nos perfis seguidos por Matheus Bachi no Instagram é que revelam que ele dava likes em outros posts preconceituosos.

Há publicações do seguinte teor: imagem de comparação do personagem Blanka de "Street Fighter" a uma mulher feminista; legenda "ela recorreu e tomou pau de novo" em notícia sobre a absolvição de André de Camargo Aranha, acusado de estuprar Mariana Ferrer, imagem com o termo "Transformer" numa placa de banheiro supostamente para pessoas transsexuais, além de menções irônicas a figuras públicas, como o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Tite deu uma declaração na entrevista de convocação da seleção condenando preconceito. A diretoria da CBF tem uma preocupação com o caso com o temor de que ele cresça e torne insustentável a situação de Bachi. No momento, ele não está ameaçado no cargo.

Bachi ainda não se posicionou sobre o caso. A CBF soltou a seguinte nota: "A CBF tomou conhecimento dos fatos e conversou diretamente com o funcionário citado, que reconheceu seu erro ao 'curtir' o post, pois não compartilha de tal opinião. A Confederação reforça seu compromisso com um futebol livre de qualquer preconceito ou discriminação. Por meio da campanha 'Todos Iguais', existente há quase uma década, defende um esporte solidário e que integre todas as cores, origens, crenças, gêneros ou condições físicas, utilizando como plataforma de divulgação suas competições e atividades da Seleção Brasileira."