PUBLICIDADE
Topo

Blog do Rodrigo Mattos


Acordo Conmebol e UEFA facilitará entrada de técnico brasileiro na Europa

Rodrigo Mattos

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Rodrigo Mattos estudou jornalismo na UFRJ e Iniciou a carreira na sucursal carioca de ?O Estado de S. Paulo? em 1999, já como repórter de Esporte. De lá, foi em 2001 para o diário Lance!, onde atuou como repórter e editor da coluna De Prima. Mudou-se para São Paulo para trabalhar na Folha de S. Paulo, de 2005 a 2012, ano em que se transferiu para o UOL. Juntamente com equipe da Folha, ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo 2012 e o Prêmio Embratel de Reportagem Esportiva 2012. Cobriu quatro Copas do Mundo e duas Olimpíadas.

13/02/2020 12h00

A aproximação entre Conmebol e UEFA tem um objetivo político de fazer frente a determinadas políticas da diretoria da Fifa. Para além dessa disputa, a reunião ocorrida na quarta-feira entre as entidades teve decisões que devem facilitar a abertura de mercado para os técnicos brasileiros na Europa. E ficou acertada a presença de árbitros europeus na Libertadores, e de sul-americanos na Champions League.

É uma reclamação corrente entre treinadores brasileiros de que suas certificações nos cursos da CBF não valem para times europeus. Pois bem, no encontro, foi estabelecido que especialistas vão estabelecer critérios mínimos para serem postos em regulamento para reconhecimento futuro das certificações de treinadores dos dois continentes.

A ideia é que, se atenderem a esses requisitos dispostos nos regulamentos, os cursos serão reconhecidos tanto na Conmebol quanto na UEFA. Assim, os treinadores brasileiros poderiam trabalhar no mercado europeu com seus diplomas da América do Sul.

Além disso, haverá intercâmbio entre árbitros. Há previsão de juízes europeus apitarem jogos da Libertadores e da Copa América já nesta temporada de 2020. O mesmo ocorrerá com árbitros sul-americanos na Eurocopa e na Champions League.

Blog do Rodrigo Mattos