Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Como Mbappé pode atrapalhar Vini Jr., Rodrygo e até Endrick no Real Madrid

Para a surpresa de quase ninguém, Kylian Mbappé anunciou ontem que não renovará contrato com o Paris Saint-Germain e que se despedirá do clube francês depois de sete temporadas, 14 títulos e mais de 250 gols.

O próximo passo do atacante também está longe de ser um mistério: ele será reforço do Real Madrid. O negócio deve ser anunciado entre a decisão da Liga dos Campeões e o pontapé inicial da Eurocopa, para que não tire o foco da final do torneio interclubes e nem atrapalhe o cotidiano da seleção francesa na busca pelo título continental.

A chegada daquele que é tratado como o jogador de futebol mais talentoso da sua geração (embora ainda não tenha vencido nenhuma eleição de melhor do mundo) aumentará ainda mais o poder de fogo de um time que já é dos mais fortes da atualidade (tanto que enfrentará o Borussia Dormund, no 1º de junho, como favorito a levantar a "Orelhuda").

Mas, além de ser um upgrade dos mais pesados para o elenco do Real, a contratação de Mbappé também terá um impacto profundo no futuro de Vinícius Júnior, Rodrygo e Endrick na equipe merengue. Afinal, eles também são atacantes e agora terão de dividir gramado e disputar espaço com a estrela francesa.

Vini Jr.

Principal nome do Real na reta final da Champions, é forte candidato a conquistar tanto a Bola de Ouro quanto o The Best nesta temporada. Em situações normais, seria também o cara sobre quem o time espanhol desenvolveria todo o seu projeto esportivo para os próximos anos.

Mas isso não acontecerá. A partir de 2024/25, o brasileiro terá de brigar pelo protagonismo com Mbappé... além de também dividir holofotes com Jude Bellingham, o outro candidato merengue a prêmios de melhor do mundo.

Se o francês for tratado por Carlo Ancelotti como a peça mais importante do novo time do Real, é possível também que ele roube o lado esquerdo do ataque de Vini, já que essa é a posição preferida de ambos. E aí, o camisa 7 terá de se virar para se adaptar a uma função diferente no sistema ofensivo.

Rodrygo

É quem mais tem a perder com o desembarque de Mbappé no Santiago Bernabéu. Como o francês, Vini e Bellingham são tratados como intocáveis em Madri, o brasileiro é o maior candidato a perder o lugar entre os titulares.

Continua após a publicidade

O Mercado da Bola está bem ciente da situação vivida por Rodrygo, que certamente não curte muito a ideia de voltar ao banco. Assim, é até natural que ele seja o jogador do Real que mais deve ser assediado na próxima janela de transferências.

Nos últimos meses, quatro dos maiores clubes da Inglaterra (Manchester City, Manchester United, Arsenal e Liverpool) foram apontados por diferentes veículos da imprensa europeia como candidatos a contratar o atacante.

Endrick

Outra novidade do ataque merengue para a próxima temporada, o jovem que ainda dá expediente no Palmeiras começaria sua trajetória na Europa sendo reserva, tendo ou não Mbappé no time.

O que muda para Endrick é que, caso Rodrygo permaneça para a próxima temporada, ele terá dificuldades até mesmo para conquistar o lugar de primeira opção ofensiva no banco. Ou seja, provavelmente terá uma minutagem menor do que o planejamento original.

Mas, a longo prazo, a presença de Mbappé no elenco não deve ser um problema para o adolescente. Ainda que o francês também possa jogar como centroavante, essa não é sua posição preferida. Assim, é possível acomodá-los tranquilamente no mesmo ataque.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes