Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

São Paulo: Zubeldía virou técnico aos 27 anos e é recordista na Argentina

Acertado como novo técnico do São Paulo, o argentino Luis Zubeldía tem 43 anos de idade e 16 de carreira.

É isso mesmo: o substituto de Thiago Carpini estreou como treinador em uma equipe profissional quando tinha apenas 27 anos. E seu debut foi direto em um clube que disputava a primeira divisão do Campeonato Argentino, o Lanús.

A precocidade desse primeiro trabalho deu a Zubeldía o recorde de técnico mais jovem a trabalhar na elite do futebol do país de Diego Maradona e Lionel Messi, que ele mantém até hoje.

Por que Zubeldía começou tão cedo?

No fim da década de 1990, Zubeldía era um dos mais promissores meias do futebol argentino, tanto que estreou como profissional no Lanús aos 17 anos e foi convocado para os Mundiais sub-17 de 1997 e sub-20 de 1999.

Pouco antes da Copa do Mundo de juniores, o então jovem jogador sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo. Ele ainda não sabia, mas aquele era o começo do fim da sua carreira nos gramados.

Zubeldía ainda atuou durante mais cinco temporadas pelo clube que o revelou, mas sempre convivendo com dores. Diagnosticado com uma osteocondrite dissecante, resolveu se aposentar aos 23 anos e com menos de 60 partidas no currículo.

A partir daí, ele começou a se preparar para a nova carreira de técnico. E, como já era alguém do próprio clube, conhecido do elenco e querido pelos funcionários, não demorou muito para receber uma oportunidade.

Em julho de 2008, a diretoria do Lanús resolveu apostar no seu antigo (e ainda jovem) jogador. E não se arrependeu da escolha.

Continua após a publicidade

A estreia de Zubeldía como treinador surpreendeu a Argentina inteira. Sob seu comando, o Lanús foi o time de maior pontuação acumulada no país durante a temporada 2008/09 (ficou em quarto no Apertura e em terceiro no Clausura). Também se classificou para a Copa Libertadores da América, um feito raro para o clube.

O argentino permaneceu no comando do seu time de coração até 2010. Depois, trabalhou em Equador, México, Colômbia, Paraguai e até na Espanha (Alavés). Em 2018, retornou "para casa" e passou mais quatro temporadas por lá. Seu trabalho mais recente foi na LDU, onde foi campeão nacional e da Copa Sul-Americana, os dois únicos títulos da sua carreira.

Para começar, crise

Zubeldía desembarca no São Paulo com a tarefa imediata de tirar o time da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

A equipe do Morumbi é uma das cinco que não conseguiram pontuar nas duas primeiras rodadas da competição (vale lembrar que Cuiabá e Vitória tiveram um jogo adiado, ou seja, foram a campo uma única vez).

Derrotado por Fortaleza e Flamengo, o São Paulo joga novamente amanhã, contra o Atlético-GO, fora de casa. Os goianos são outro dos times que continuam zerados nesta temporada e fazem companhia ao São Paulo na parte de baixo da classificação.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes