Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Leverkusen e PSG quase lá: a briga pela taça nas principais ligas da Europa

Faltando dois meses para o encerramento da temporada 2023/24 do futebol de clubes, os principais campeonatos nacionais da Europa já chegaram àquela tão tradicional hora da verdade.

Enquanto algumas equipes já estão em contagem regressiva para soltar o grito de campeão, casos Bayer Leverkusen, Paris Saint-Germain e Inter de Milão, outras ligas, como a inglesa e a portuguesa, têm presenciado disputas ponto a ponto pela taça.

O "Blog do Rafael Reis" traz um raio-x completo de como está a briga pelo título nos sete países do Velho Continente cujos campeonatos mais costumam chamar a atenção dos torcedores brasileiros.

INGLATERRA
Próxima rodada: Arsenal x Luton Town, Manchester City x Aston Villa (amanhã) e Liverpool x Sheffield United (quinta-feira)

O empate entre Manchester City e Arsenal, no domingo, era tudo com que o Liverpool sonhava. Faltando nove rodadas para o fim da Premier League, os Reds conseguiram se consolidar na liderança, ainda que a disputa pelo título continue aberta e empolgante. Agora, os Reds somam 67 pontos, contra 65 dos Gunners e 64 dos comandados de Pep Guardiola.

ESPANHA
Próxima rodada: Mallorca x Real Madrid e Cádiz x Barcelona (sábado)

Com a vitória por 2 a 0 sobre o forte Athletic Bilbao, o Real conseguiu evitar a aproximação do Barcelona e continua navegando em mares tranquilos rumo ao 36º título nacional da sua história. A oito rodadas do encerramento da temporada, os madridistas têm oito pontos de vantagem para seu arquirrival e principal oponente pela taça (75 a 67).

ITÁLIA
Próxima rodada: Milan x Lecce (sábado) e Udinese x Inter de Milão (segunda-feira)

A derrocada da Juventus, que não vence há quatro rodadas, fez a disputa pelo título do Calcio ficar restrita aos dois clubes de Milão. Quer dizer, na verdade, só há uma candidata real ao scudetto, a Inter, que soma 79 pontos. Para o Milan (65) entrar verdadeiramente na disputa, os nerazzurri terão de dar um mole danado nas oito rodadas finais do campeonato.

Continua após a publicidade

ALEMANHA
Próxima rodada: Heidenheim x Bayern de Munique e Union Berlim x Bayer Leverkusen (sábado)

Tudo indica que chegou mesmo a hora de o Bayer Leverkusen enterrar o maldoso apelido de "Neverkusen". Depois da derrota por 2 a 0 do Bayern de Munique para o Borussia Dortmund, os comandados de Xabi Alonso conseguiram abrir 13 pontos de vantagem para os bávaros no topo de classificação da Bundesliga (73 a 60). E só restam 21 pontos em jogo. Ou seja, o primeiro título alemão da história do clube está pertinho de tudo.

FRANÇA
Próxima rodada: Paris Saint-Germain x Clermont (sábado) e Brest x Metz (domingo)

Mesmo tendo vencido em apenas duas das últimas cinco rodadas da Ligue 1, o Paris Saint-Germain continua em situação das mais confortáveis para conquistar seu décimo título nos últimos 12 anos. Com mais 11 jogos pela frente, o PSG tem 12 pontos a mais que o Brest (62 a 50), equipe surpresa da temporada, mas que não mostra regularidade suficiente para bater de frente com Mbappé e cia.

PORTUGAL
Próxima rodada: Sporting x Benfica (sábado)

A derrota para o Estoril, no último sábado, praticamente tirou o Porto da briga pelo título português. Os portistas estacionaram nos 58 pontos e estão dez e nove atrás de Sporting e Benfica, respectivamente. Sem perder pontos há três jogos, o líder e o vice-líder fazem no sábado um confronto direto pela ponta. Mas o Sporting tem três vantagem sobre o Benfica: um ponto a mais, atua como mandante no dérbi e tem uma partida a mais para disputar (oito, contra sete do rival).

Continua após a publicidade

HOLANDA
Próxima rodada: Excelsior x PSV Eindhoven (hoje) e Volendam x Feyenoord (quinta-feira)

O fim de semana encerrou o sonho de PSV Eindhoven conquistar o título da Eredivisie de forma invicta. Mas, apesar de derrotado pelo NEC, o time da Philips ainda está em situação bem confortável para ser campeão. Com mais sete rodadas pela frente, sete pontos separam o PSV (72) do Feyenoord (65), única equipe ainda com chances minimamente reais de alcançá-lo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes