Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Só duas seleções da Copa-2022 vivem fase pior que o Brasil; confira quais

Dorival Júnior estreia nesta Data Fifa como técnico da seleção brasileira com uma missão das mais urgentes: resgatar a tradicional camisa canarinho de uma das piores crises de toda a sua existência.

A equipe, que encara amistosos contra Inglaterra, neste sábado, e Espanha, na próxima terça-feira, tem simplesmente o antepenúltimo desempenho dentre os 32 participantes da última Copa do Mundo desde o encerramento do Qatar-2022.

Ou seja, somente duas das seleções que estiveram no Oriente Médio no mais recente Mundial tiveram aproveitamento inferior ao Brasil ao longo do último um ano e três meses. Todos os outros 29 times que compõem a nata do futebol de seleções construíram campanhas superiores à de Vinícius Júnior, Marquinhos, Casemiro e cia no período.

Menos de 40% dos pontos

Desde a eliminação para a Croácia nas quartas de final da Copa-2022, o Brasil perdeu mais jogos do que venceu. Foram três vitórias, um empate e cinco derrotas. Toda vez que o time pentacampeão mundial teve pela frente um adversário mais qualificado (Uruguai, Argentina, Marrocos e Senegal), saiu de campo batido.

Contando amistosos e compromissos das eliminatórias sul-americanas, o aproveitamento da seleção no pós-Mundial é de míseros 37% dos pontos disputados. Apenas Alemanha, também vivendo um dos piores momentos da história, e Costa Rica conseguiram resultados ainda piores: 33,3%.

No outro extremo, Portugal é o único time que esteve no Qatar que venceu todos os jogos que disputou desde então. Inglaterra e Espanha, as próximas adversárias do Brasil, têm aproveitamentos superiores a 80%.

Teste para Copa América e eliminatórias

Os compromissos contra duas das principais potências europeias logo no início da "era Dorival" servem como uma espécie de preparação de luxo (ainda que perigosa) da seleção para seus dois principais objetivos de 2024.

Continua após a publicidade

Em junho, o Brasil vai aos Estados Unidos disputar uma edição especial da Copa América, que contará também com a participação de países da Concacaf. A equipe canarinho está no Grupo D e terá Colômbia, Paraguai e Honduras ou Costa Rica como adversários na primeira fase.

Depois, em setembro, retoma, em rodada dupla contra Equador e Paraguai, a corrida pela classificação para a Copa-2026. Por enquanto, os pentacampeões ocupam apenas a sexta posição das eliminatórias, a última que dá vaga direta para o torneio mais importante do calendário quadrienal do futebol.

As melhores seleções no pós-Copa do Qatar-2022

1 - Portugal: 100% de aproveitamento
2 - Argentina: 90% de aproveitamento
Bélgica: 86,7% de aproveitamento
4 - Inglaterra: 86,7% de aproveitamento
5 - Irã: 84,3% de aproveitamento

As piores seleções no pós-Copa do Qatar-2022

28 - Arábia Saudita: 40% de aproveitamento
29 - Camarões: 37,8% de aproveitamento
30 - Brasil: 37% de aproveitamento
31 - Alemanha: 33,3% de aproveitamento
Costa Rica: 33,3% de aproveitamento

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes