Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Risco de condenação faz Manchester United congelar plano de vender Antony

Apesar do descontentamento com o desempenho de Antony, o Manchester United não deve negociar o atacante brasileiro na próxima janela de transferências.

O planejamento original da diretoria inglesa era inserir o ex-jogador de São Paulo na reformulação de elenco que será colocada em prática visando a temporada 2024/25. No entanto, a perspectiva de que nenhum clube faça uma proposta aceitável pelos direitos econômicos do jogador alterou o projeto.

Além do baixo aproveitamento do brasileiro, que já não é nem mais o primeiro reserva da sua posição na Inglaterra, um outro fator ajuda nessa percepção de que não será possível neste momento recuperar nem sequer uma parte considerável do investimento que foi feito para contratá-lo: a insegurança jurídica a respeito do seu futuro.

Processo não foi encerrado

Apesar de ter sido readmitido no elenco principal do United em outubro e de estar sendo utilizado normalmente pelo técnico Erik ten Hag desde então, Antony ainda responde judicialmente pelas acusações de agressão feitas pela DJ e influenciadora digital Gabriela Cavallin.

A ex-namorada do jogador registrou denúncias de agressões físicas e psicológicas que teriam acontecido durante seu relacionamento com o atacante tanto na Justiça brasileira quanto na Inglaterra.

O caso ainda não foi encerrado e segue os trâmites normais de processos desse tipo. Dependendo do veredicto, Antony pode até ser condenado à prisão e acabar interrompendo sua carreira. Investir na sua contratação se tornou uma operação arriscada.

Colecionando decepções

Segundo reforço mais caro da história do United (95 milhões de euros, o equivalente a quase R$ 516 milhões), Antony ainda não chegou nem à marca de dez gols com a tradicional camisa vermelha. Em quase duas temporadas completas pelo clube, meteu nove bolas nas redes e deu só quatro assistências.

Continua após a publicidade

No Campeonato Inglês, o brasileiro ainda está completamente zerado em 2023/24. Apesar de ter participado de 22 das 28 rodadas já disputadas da competição, ainda não marcou e nem deu passe para seus companheiros movimentarem o placar.

A última participação direta do camisa 21 em um gol dos "Red Devils" na liga nacional mais badalada do planeta está perto de fazer aniversário de um ano: no dia 13 de maio, ele deu uma assistência na goleada por 4 a 0 sobre o Wolverhampton.

'Título de honra'

Eliminado logo na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa e mais uma vez distante da briga pelo título da Premier League, o Manchester United tem na Copa da Inglaterra a sua chance de "salvar" a temporada.

A equipe de Antony encara no domingo seu mais tradicional rival, o Liverpool, em Old Trafford, em clássico válido pelas quartas de final do torneio.

Com 12 troféus levantados, dois a menos que o Arsenal, o United é o segundo maior vencedor da história da mais longeva competição profissional do futebol inglês (é disputada desde 1871). No entanto, já amarga um jejum de oito anos desde sua mais recente conquista.

Continua após a publicidade

Devido à reta final da Copa da Inglaterra, a rodada deste fim de semana da primeira divisão nacional terá apenas quatro jogos. Aston Villa (4º) e Tottenham (5º), adversários diretos do clube de Manchester (6º) por vaga na próxima Champions, entram em campo.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes