Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Atacante 'expulso' do United por acusação de estupro vira alvo do Barça

Depois de ter sido removido do elenco do Manchester United por conta de uma acusação de agressão e tentativa de estupro feita por uma ex-namorada, o atacante inglês Mason Greenwood pode voltar a defender um clube da prateleira mais alta do futebol europeu na próxima temporada.

Atualmente emprestado pelos "Red Devils" ao Getafe, o jogador de 22 anos tem se destacado no Campeonato Espanhol e entrou na lista de reforços pretendidos pelo Barcelona para a janela de transferências de julho.

De acordo com o jornal inglês "Daily Mail", a transferência pode chegar à casa dos 46 milhões de euros (R$ 250,6 milhões). Parte desse valor não seria pago em dinheiro, mas sim com jovens das categorias de base do Barça.

Além dos culés, Atlético de Madri e Juventus também têm sido apontados por veículos da imprensa europeia como a próxima casa do atacante.

Justiça perdoou; o United, não

Formado no próprio United e tratado como uma das maiores promessas do time inglês nos últimos anos, Greenwood foi preso em janeiro de 2022 depois de sua namorada, a modelo Harriet Robson, publicar fotos com o rosto todo ensanguentado e acusar o companheiro de agressão física e tentativa de estupro.

O atacante ficou pouco tempo detido e passou a maior parte do processo em liberdade condicional. Um ano depois da abertura do processo, a promotoria responsável pelo caso decidiu abandonar a acusação alegando que "testemunhas importantes retiraram a cooperação à investigação".

Apesar de o caso ter sido arquivado, Greenwood não retornou ao United. O clube inglês decidiu fazer uma investigação paralela do caso e, após pressão especialmente da parcela feminina da sua torcida, optou por manter o jogador fora do seu elenco principal.

Chance na Espanha e ofensas de Bellingham

A solução encontrada pelo United, com quem o atacante ainda tem contrato válido até junho de 2025, foi emprestar o jovem para o Getafe, da primeira divisão espanhola.

Continua após a publicidade

Apesar de ter convivido com algumas vaias no começo devido à acusação de violência sexual na Inglaterra, Greenwood logo se transformou em um dos protagonistas da equipe da região metropolitana de Madri. Nesta temporada, ele já soma oito gols e cinco assistências, o que despertou o interesse do Barcelona.

Mas seu passado não foi totalmente esquecido. Na partida entre Getafe e Real Madrid, a transmissão flagrou o também inglês Jude Bellingham, destaque da equipe merengue, chamando o compatriota de "estuprador". O time de Greenwood chegou a acionar a La Liga pedindo uma punição para o adversário pela ofensa, mas nada conseguiu.

Reação do Barça

Invicto há nove partidas, o Barcelona conseguiu uma bela reação em uma temporada que já parecia perdida (o que fez o técnico Xavi Hernández até anunciar que deixará o clube depois de junho) e agora está na briga pelos dois títulos mais importantes que disputa.

No Espanhol, os culés continuam na terceira colocação, mas conseguiram diminuir a desvantagem em relação ao Real Madrid para oito pontos. E, como ainda há um confronto direto pela frente (dia 21 de abril), essa diferença pode cair para cinco pontos, o equivalente a duas derrotas merengues.

Já na Liga dos Campeões, a equipe catalã venceu o mata-mata contra o Napoli (4 a 2, no placar agregado) e se classificou pela primeira vez para as quartas desde a saída de Lionel Messi. O sorteio que definirá os cruzamentos da reta final do torneio continental será realizado amanhã, na Suíça.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes