Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Dia de Champions: por que até rivais italianos querem Inter nas quartas?

Torcedores de alguns dos mais tradicionais adversários da Inter de Milão, como Milan, Juventus, Roma e Napoli, vão deixar a rivalidade de lado e torcer para que a equipe nerazzurra conquiste hoje a classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.

O motivo dessa união de forças é nobre: um eventual avanço do time do artilheiro argentino Lautaro Martínez, que enfrenta o Atlético de Madri, na Espanha, pode abrir uma vaga extra para o futebol italiano na próxima edição da Champions.

A partir de 2024/25, os dois países de melhor desempenho nas competições europeias na temporada anterior ganharão o direito de ter um representante a mais na fase principal do torneio interclubes mais badalado do planeta.

E, no momento, a Itália é uma dessas nações que seriam agraciadas com uma vaga extra. Antes do começo da rodada desta semana, o Calcio liderava o coeficiente anual da Uefa, com média de 16,571 pontos por clube. Alemanha (15,500), Inglaterra (14,625) e França (14,146) aparecem na sequência.

Se os italianos se mantiverem no top 2 até o fim da temporada, o quinto colocado da Série A também terá o direito de participar da próxima Champions -atualmente, o país tetracampeão mundial tem direito a quatro vagas.

Hoje, essa classificação extra seria disputada especialmente por Bologna (4º), Roma (5º), Atalanta (6º), Napoli (7º) e Fiorentina (8º). Mas mesmo Milan (2º) e Juventus (3º) ainda podem perder rendimento e acabar lutando por essa faixa.

Já a Inter, líder do Italiano, já está praticamente assegurada no top 4 da competição e, consequentemente no torneio continental de 2024/25. Nesta temporada, precisa de pelo menos um empate contra o Atleti para avançar às quartas. Se perder por um gol de diferença, a disputa se arrastará para prorrogação e, caso necessário, pênaltis.

O outro jogo do dia

Curiosamente, a situação vivida pela Inter, de ver até mesmo seus rivais locais torcendo por sua permanência na Champions, também se aplica ao Borussia Dortmund.

Continua após a publicidade

Após empatar por 1 a 1 com o PSV Eindhoven, na Holanda, a equipe aurinegra precisa de uma vitória simples em casa para avançar às quartas de final (sem precisar da disputa de pênaltis) e somar importantes pontos para a Alemanha na disputa pelas vagas extras para 2024/25.

No momento, o clube beneficiado por um quinto representante germânico na próxima Champions seria o RB Leipzig. No entanto, essa vantagem pode acabar sendo usufruída pelo próprio Dortmund, já que ele ocupa a quarta posição na Bundesliga e tem só um ponto a mais que o time da Red Bull (47 a 46).

Oitavas de final (jogos de volta)

05/03 - Bayern de Munique 3 x 0 Lazio, na Alemanha (0 a 1, na ida)
05/03 - Real Sociedad 1 x 2 PSG, na Espanha (0 a 2, na ida)
06/03 - Real Madrid 1 x 1 RB Leipzig, na Espanha (1 a 0, na ida)
06/03 - Manchester City 3 x 1 Copenhague, na Inglaterra (3 a 1, na ida)
Ontem - Arsenal 1 (4) x (2) 0 Porto, na Inglaterra (0 a 1, na ida)
Ontem - Barcelona 3 x 1 Napoli, na Espanha (1 a 1, na ida)
Hoje, às 17h - Borussia Dortmund x PSV Eindhoven, na Alemanha (1 a 1, na ida)
Hoje, às 17h - Atlético de Madri x Inter de Milão, na Espanha (0 a 1, na ida)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes