Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

5 técnicos portugueses que podem aparecer em breve no futebol brasileiro

Português Luís Castro continua sendo o alvo principal do Botafogo - Pool/Getty Images
Português Luís Castro continua sendo o alvo principal do Botafogo Imagem: Pool/Getty Images

06/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras já ganhou dois títulos da Libertadores com Abel Ferreira, seu técnico desde novembro de 2020. O Flamengo é dirigido por Paulo Sousa. E o Corinthians estreou ontem Vitor Pereira.

Com três portugueses trabalhando em três dos seus maiores clubes, o Brasil é hoje o país do mundo inteiro (com exceção de Portugal, é claro) que mais conta com treinadores compatriotas de José Mourinho em times de primeira divisão.

E nada indica que essa tendência vá passar tão cedo. Pelo contrário, as últimas movimentações das equipes nacionais só mostram que os "professores" lusos são os mais desejados por torcedores, dirigentes e imprensa na terra pentacampeã mundial.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco técnicos que são fortes candidatos a serem os próximos portugueses a desembarcar no futebol brasileiro. É bem possível que o seu time de coração seja dirigido por um deles ainda neste ano.

LUÍS CASTRO
60 anos
Al-Duhail (QAT)

O ex-lateral direito de carreira minguada nos gramados e que já dirigiu Porto e Shakhtar Donetsk é o número um desta lista porque já está com sua vinda para o Brasil praticamente sacramentada. Luís Castro negociou com o Corinthians recentemente, mas foi o projeto do Botafogo que o conquistou e deve trazê-lo para a antiga colônia. O português só não foi anunciado ainda com o novo treinador do time alvinegro porque o Al-Duhail, equipe do Qatar onde está desde agosto passado, não topou liberá-lo e quer que ele cumpra seu contrato até o fim. Mesmo que o Botafogo não chegue a um acordo com os árabes para receber Castro já nas próximas semanas, a transferência deve ser concretizada até maio, quando termina a fase de grupos da Liga dos Campeões da Ásia e a temporada do clube do país-sede da próxima Copa do Mundo.

LEONARDO JARDIM
47 anos
Sem clube

Leonardo Jardim, técnico português que deixou o Al Hilal depois do Mundial de Clubes - REUTERS/Suhaib Salem - REUTERS/Suhaib Salem
Imagem: REUTERS/Suhaib Salem

Sempre lembrado por ter sido campeão francês, alcançado as semifinais da Champions e revelado Kylian Mbappé no período em que comandou o Monaco, já teve propostas de Flamengo e Palmeiras, mas até o momento recusou as investidas do futebol brasileiro. Só que, como diz aquele ditado, "água mole em pedra dura tanto bate até que fura". E, agora que está fora do circuito europeu e aceitou expandir seu horizonte de trabalho para outros continentes (seu último clube foi o Al-Hilal, da Arábia Saudita, que ele deixou logo depois da disputa do Mundial de Clubes, no mês passado), Jardim se transformou em um alvo bem mais viável os principais times do "país do futebol".

ANDRÉ VILLAS-BOAS
44 anos
Sem clube

Português André Villas-Boas é um velho alvo do futebol brasileiro - Nicolas Tucat/AFP - Nicolas Tucat/AFP
Imagem: Nicolas Tucat/AFP

Outro daqueles nomes que já rondam o futebol brasileiro há tempos, Villas-Boas foi especulado por São Paulo, Corinthians, Flamengo e Palmeiras. Mas, nenhum desses clubes fez uma proposta suficientemente boa para convencê-lo a vir trabalhar no Brasil. O ainda jovem treinador português surgiu no cenário internacional quando, aos 33 anos, foi campeão português e da Liga Europa com o Porto. Na sequência, Villas-Boas dirigiu Chelsea, Tottenham e Zenit São Petersburgo sem conseguir repetir o sucesso do primeiro trabalho realmente relevante da sua carreira. O último clube do "Baby Mourinho", como era conhecido nos seus primeiros anos como treinador, foi no Olympique de Marselha. Villas-Boas está desempregado desde fevereiro do ano passado e tinha como objetivo para 2022 trabalhar na Copa do Mundo do Qatar. Se não conseguir descolar uma seleção nos próximos meses, o português deve voltar ao mercado dos clubes. E aí, talvez aceite um convite para vir para o lado de cá do Oceano Atlântico.

CARLOS CARVALHAL
56 anos
Braga (POR)

Carlos Carvalhal se aproxima do Atlético-MG - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Quando Jorge Jesus deixou o do Flamengo, Carvalhal foi um dos primeiros nomes que o clube brasileiro procurou. No final do ano passado, o rubro-negro fez uma nova investida em vão pelo treinador. Já em janeiro, foi a vez de o Atlético-MG tentar trazê-lo para o Brasil e não conseguir fechar negócio. O que impede o técnico de aceitar os convites para seguir os passos de Abel, Paulo Sousa e cia. é o contrato com o Braga, time que ele dirige há um ano e meio. Só que o vínculo de Carvalhal com a quarta força do futebol português termina no fim desta temporada. Na prática, isso significa que ele estará livre para escolher seu próximo destino a partir de junho.

RICARDO SOARES
47 anos
Gil Vicente (POR)

Ricardo Soares, atual treinador do Gil Vicente, de Portugal -  Gualter Fatia / Colaborador / Getty Images -  Gualter Fatia / Colaborador / Getty Images
Imagem: Gualter Fatia / Colaborador / Getty Images

Nome menos conhecido da lista, é o treinador da moda em Portugal nesta temporada. Sob comando do modestíssimo Gil Vicente, ocupa a quinta colocação na primeira divisão lusa e está a caminho de bater o recorde de pontos da história do clube na competição. Apesar de já ter mais de 15 anos de experiência nos bancos de reservas, Soares nunca teve a oportunidade de dirigir uma equipe grande e passou a maior parte da carreira trabalhando nas divisões inferiores. Em alta graças à campanha que tem feito com o Gil Vicente, deve receber oportunidades profissionais bem melhores nos próximos meses. Recentemente, o Santos chegou a estudar a possibilidade de contratá-lo.