CEO que virou consultor é guru da profissionalização no Corinthians
Fred Luz perdeu o status de CEO no Corinthians, mas suas atribuições não mudaram. Na cúpula corintiana, o agora consultor é visto como o guru da profissionalização na instituição.
Luz foi anunciado como CEO sem ter contrato assinado. O acordo foi alterado após apontamentos da empresa responsável pela área de compliance do Alvinegro.
Como previsto, o compromisso foi firmado com a Alvarez & Marsal, empresa da qual Luz é sócio. O contrato é de consultoria prestada pela companhia, e ele aparece como representante da consultora, mas não mais como CEO.
Luz chegou a ser indicado como CEO no site do Corinthians. Seu nome estava estampado logo abaixo dos vice-presidentes. Agora ele não aparece no organograma publicado na página oficial corintiana.
Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo alvinegro, havia apontado que o cargo de CEO não era previsto no estatuto corintiano.
Como consultor, Luz é responsável por elaborar planos de ação para cada diretoria do Corinthians seguir. Do mesmo jeito que faria como CEO.
Após serem aprovadas pelo presidente do clube, Augusto Melo, as metas são encaminhadas para os diretores, que devem trabalhar para elas serem cumpridas.
Luz tem a responsabilidade de indicar processos que devem ser implantados para aumentar a profissionalização na instituição.
Na atual diretoria, existe quem avalie que antigos métodos fazem a agremiação trabalhar há anos com desperdício de recursos financeiros e humanos. A expectativa é de que Luz otimize esses recursos, tornando a máquina corintiana mais eficiente.
O discurso no primeiro escalão da direção é de que o consultor não vai enfraquecer os diretores estatutários (não remunerados), mas os ajudará a serem mais eficientes.
A aposta é de que a experiência de Luz na reorganização do Flamengo, do qual foi CEO, é preciosa para o Corinthians se recuperar da persistente crise financeira que o soterra.
Deixe seu comentário