Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Palmeiras conquistou direito de ter mais medo do que coragem

Abel Ferreira durante partida entre Palmeiras e Fluminense - Cesar Greco / Palmeiras
Abel Ferreira durante partida entre Palmeiras e Fluminense Imagem: Cesar Greco / Palmeiras

28/08/2022 14h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Após o empate em um gol com o Fluminense, no último sábado (27), no Maracanã, Abel Ferreira disse que, no segundo tempo, seu time teve mais medo do que coragem. O problema para os rivais que ainda sonham como o título brasileiro é que o Alviverde conquistou o direito de ser mais cauteloso do que ousado.
Com oito pontos de vantagem sobre o segundo colocado, justamente, o Flu (antes do final da rodada), o Verdão não precisa mais correr grandes riscos durante a competição.
Basta administrar a vantagem até o final do campeonato, o que promete ser torturante para os secadores.
Não faria sentido o Palmeiras oferecer espaços ao Fluminense sabendo que com o empate voltaria para São Paulo com a mesma confortável diferença que tinha sobre o rival quando chegou ao Rio.
Abel resumiu isso em uma de suas respostas na entrevista coletiva depois do jogo, que terminou com 16 finalizações tricolores contra sete palmeirenses, segundo o site Footstats.
"Não sei se foi por ser o segundo classificado, e os nossos jogadores saberem que mantemos a distância...Por isso que te disse aqui, achei que foi mais um fator mental. Nosso adversário tinha que arriscar tudo para ganhar, daí a coragem e esse atrevimento. Acho que nós ficamos com medo de ganhar o jogo. Da nossa parte, mais medo do que coragem", afirmou Abel.
Abel não precisa armar um time mais ofensivo e menos protegido na defesa do que suas necessidades só para agradar críticos.
Até aqui, o Palmeiras teve equilíbrio entre defesa e ataque na competição. Tanto é que, antes do complemento da atual rodada, era o time que mais marcou gols (39) e menos sofreu (16).
Se já era difícil fazer gols na equipe treinada pelo português enquanto ela tentava se consolidar na liderança, imagine agora, sem precisar correr riscos?
Neste momento, o Alviverde precisa apenas administrar sua vantagem. Um jogo seguro basta para isso. Claro que o campeonato não está ganho, mas só uma brutal queda de qualidade do Palmeiras parece ser capaz de tirar o título do Alviverde.
Jogar com inteligência e cautela ajuda a evitar esse risco. Quem precisa arriscar mais são os outros. E rotular o time de Abel de retranqueiro (injustamente na minha opinião) não deve desestabilizar elenco e comissão técnica tão cascudos e vencedores.