Topo

Perrone

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Perrone: Esquenta para jogo com Fla dá mais motivos para Fiel se preocupar

Vítor Pereira, técnico do Corinthians, durante a partida contra o Avaí, pela 21ª rodada do Brasileirão - R. Pierre/AGIF
Vítor Pereira, técnico do Corinthians, durante a partida contra o Avaí, pela 21ª rodada do Brasileirão Imagem: R. Pierre/AGIF

07/08/2022 12h32

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As últimas apresentações de Corinthians e Flamengo antes do jogo de volta pelas quartas de final da Libertadores deram mais motivos para os corintianos se preocuparem, na opinião deste colunista.
Neste sábado (6), o Flamengo venceu o São Paulo por 2 a 0, no Morumbi, e o Corinthians empatou em um gol com o Avaí, em Florianópolis. Os dois times pouparam titulares, mas os rendimentos foram bem diferentes.
Desde que soou o apito final na derrota do Alvinegro por 2 a 0 em Itaquera, a Fiel sabe que sua equipe tem uma missão que se aproxima do impossível na próxima terça, no Maracanã.
O Alvinegro precisa vencer por três gols de diferença para ir às semifinais da Liberta. Ou aplicar uma vantagem de dois tentos e se classificar nos pênaltis.
Mesmo com as duas equipes começando as partidas de sábado sem boa parte de seus titulares, ficaram ainda mais escancaradas as diferenças que dão ao rubro-negro status de quase classificado.
Uma delas é a qualidade superior do elenco flamenguista.
O time misto de Dorival Júnior foi forte desde o início contra o São Paulo, que também teve parte dos titulares poupados. O Flamengo abriu o placar aos seis minutos do primeiro tempo.
Por sua vez, o Corinthians fez um primeiro tempo tão ruim na Ressacada que parecia a continuação da etapa final da partida anterior, contra o Flamengo. A ruindade foi castigada com a derrota por 1 a 0 na etapa inicial. O Alvinegro só melhorou no segundo tempo, com as entradas de Yuri Alberto e Renato Augusto, principalmente.
O desempenho dos reservas deve ser levado em conta para o jogo de terça porque o banco sempre é importante para mudanças de rota durante as partidas.
E também porque, em tese, o Corinthians vai precisar de muita intensidade, o que causa desgaste físico.
Outra diferença que foi aprofundada no sábado diz respeito aos dois treinadores.
Dorival Júnior, contratado faz pouco menos de dois meses, demonstra entender melhor seu elenco do que Vítor Pereira, no cargo há mais de cinco meses, em relação ao grupo corintiano.
Dorival faz o simples. Escala titulares e reservas nas posições em que se sentem mais confortáveis.
É verdade que VP foi muito atrapalhado por lesões, mesmo assim, ele já deveria ter uma base titular entrosada.
Porém, o treinador segue colocando jogadores para exercerem funções que não são as que desempenham melhor. Aconteceu em parte do primeiro tempo em Santa Catarina. Piton chegou a atuar como atacante pela esquerda. Mosquito, por um período, jogou, centralizado no ataque. Não funcionou.
Ou seja, é desanimador para o corintiano saber que sua equipe precisa fazer algo espetacular no Maraca para avançar na Libertadores enquanto seu técnico patina com decisões erradas. Ao mesmo tempo, o treinador rival acerta quase tudo.
Equipes titular e mista do Fla têm padrão de jogo. O Corinthians não tem time titular bem definido nem padrão.
Um raro alento para a Fiel no sábado foi o retorno de Renato Augusto, recuperado de lesão. Ele deu qualidade na armação e cobrou o escanteio para o gol de Balbuena, que estava mal na partida.
Só que enquanto o corintiano via Renato iniciar sua recuperação de ritmo de jogo, o flamenguista comemorava mais uma bela atuação de Lázaro, reserva que tem qualidade para ser titular do rubro-negro. Foi dele o primeiro gol contra o São Paulo.
E por falar em gol, o segundo do Fla, marcado por Gabigol, foi de dar frio na barriga do corintiano ao pensar no jogo de terça. Num contra-ataque fulminante, Gabigol ampliou a vantagem no final da partida.
Como vai ser com o Corinthians precisando atacar e, eventualmente, proporcionando os contra-ataques ao Flamengo? A primeira resposta do torcedor alvinegro que consigo imaginar é: "vixe".

Assista ao vídeo da live do Corinthians no Canal do UOL Esporte no YouTube, com Perrone e Vitão