Topo

Perrone

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Estatísticas: Flamengo supera Palmeiras na maioria dos fundamentos

Gabigol finaliza em treino do Flamengo no Uruguai - Alexandre Vidal/CRF
Gabigol finaliza em treino do Flamengo no Uruguai Imagem: Alexandre Vidal/CRF

27/11/2021 10h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As estatísticas referentes a Libertadores deste ano mostram o Flamengo com desempenho melhor do que o Palmeiras, seu adversário na final do torneio, neste sábado (27), na maioria dos principais fundamentos. Os números são do Sofascore.

Além de ter o artilheiro do torneio até aqui, Gabigol, com 10 gols, a equipe de Renato Gaúcho possui o melhor ataque da competição. São 32 gols marcados contra 27 do Palmeiras, segundo time que mais balançou as redes.

O Fla também tem média de finalizações por jogo melhor do que a do Alviverde: 11,5 conclusões por partida contra 10,3.

Sabe aquele papo de que o Mengão gosta mais de ficar com a bola, enquanto o Verdão prefere os contra-ataques? Os dados relativos à posse de bola e aos passes certos confirmam essa tendência.

Os flamenguistas ostentam média de 56,4% de posse de bola. Já os palmeirenses registram média de 44,5%.

A equipe da Gávea ocupa a terceira posição no ranking dos passes certos por jogo, com média de 420. O Alviverde é apenas o 25° colocado nesse ranking. Sua média é de 300 passes certos por partida.

Independente Del Vale (498) e Internacional (427) lideram a lista de melhores passadores.

Os comandados de Renato Gaúcho também driblam mais em média do que os de Abel Ferreira: 11,8 x 9,6.

O Palmeiras leva vantagem nas bolas cruzadas. Sua média é de 3,4 cruzamentos certos por jogo contra 3,1 do rival.

Entre os quesitos defensivos, o Flamengo supera seu adversário na final nos desarmes. Os rubro-negros têm a melhor média de desarmes da competição: 19,2 por jogo. O Palmeiras é apenas o 24° colocado nessa relação. Em média, o Alviverde desarma seus oponentes 13,3 vezes por partida.

A equipe paulista, porém, levou menos gols na Libertadores deste ano até chegar à final. Sua meta foi vazada em 9 oportunidades. O Flamengo sofreu 12 gols.