Topo

Perrone

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Gaviões da Fiel renuncia a registros de marca com símbolo do Corinthians

01/09/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Foi resolvido o imbróglio entre Corinthians e Gaviões da Fiel por causa de registros de marca feitos pela torcida usando o símbolo do clube junto com um gavião. A organizada renunciou às duas marcas que havia conseguido registrar e desistiu dos pedidos de outras quatro que tinham sido indeferidos inicialmente. Como revelou o blog, a partir de uma autorização dada por Andrés Sanchez, em 2019, quando ele estava na presidência, a uniformizada obteve os registros no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

O documento assinado por Sanchez permitiu o uso do escudo corintiano pela torcida para "fins de publicidade institucional e/ou de produtos", "de forma não onerosa" e "em caráter irretratável e irrevogável".
No entanto, a autorização não fala em registro de marca.

Em maio de 2021, o clube teve pedido para registrar a marca Corinthians para uso em aplicativos indeferido pelo Inpi por causa do registro obtido pela Gaviões.

A torcida também conseguiu registrar a marca contendo o escudo corintiano para o uso em "administração de cartão de afinidade (serviço de crédito)".

Houve mal-estar entre as partes depois de o departamento jurídico corintiano enviar, em julho, e-mail para a Gaviões dizendo que o Alvinegro estava sendo prejudicado pela torcida no episódio e pedindo para a organizada desistir dos registros.

"A Gaviões nos atendeu prontamente e apresentou os comprovantes dos seis pedidos de desistência das marcas que registrou sem autorização do clube. Posteriormente, vamos ajustar a outra declaração (documento assinado por Andrés)", disse ao blog a advogada Luciana Bampa Bueno de Camargo, que representa o clube no pedido de registro da marca.

"Ontem (30), realizamos os protocolos de novos pedidos nas seis classes que já havíamos realizado anteriormente. Porém, desta vez sendo um na classe nominativa, dois logos do gavião protetor sem o símbolo (do clube) e mais dois logos do Gavião voador sem o símbolo. Com isso, realizamos as renúncias de todos os pedidos anteriores que estavam implicando em algum tipo de empecilho para o Corinthians", afirmou Alcides Vieira Júnior, que cuidou do assunto para a uniformizada.

Vale lembrar que o símbolo da Gaviões é um gavião segurando o escudo corintiano.

"Nenhum pedido envolvia o nome do Corinthians. Somente o símbolo. Porém, possuímos autorização documentada do Corinthians. Jamais os Gaviões farão qualquer ato que possa prejudicar o Corinthians, razão da nossa existência", completou Vieira Júnior.

No entendimento da diretoria corintiana, os registros feitos pela uniformizada prejudicavam o clube, pois o impediam de desenvolver projetos ou parcerias com patrocinadores usando sua marca em aplicativos e cartões de afinidade e serviços de crédito.

A desistência da Gaviões aconteceu às vésperas do aniversário do clube, nesta quarta (1°), data em que o Alvinegro deve anunciar pelo menos um novo patrocinador.

Agora, o Corinthians dará sequência ao seu pedido de registro de marca, que havia sido indeferido. As tratativas sobre mudanças no documento assinado por Andrés a favor da Gaviões continuam.