Topo

Perrone

Glover compara chave de braço de Felipe Melo a golpe que levou de Jon Jones

10/11/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Falta para o Palmeiras em São Januário no último domingo (8). Léo Matos e Felipe Melo brigam por espaço. De repente, o palmeirense aplica uma chave de braço no vascaíno, que faz cara de dor. A imagem do golpe traz uma lembrança dolorida para o lutador de MMA Glover Teixeira.

"É um golpe que, na verdade, eu sofri esse golpe até. Golpe de jiu-jítsu. Parece que ele (Felipe Melo) sabe o que está fazendo, sim. Um golpe que eu até tomei na minha luta com o Jon Jones. Eu machuquei uma parte do ombro, precisei fazer fisioterapia por muito tempo. O médico disse que até poderia ter chance de fazer cirurgia, mas consegui me recuperar bem. É um golpe efetivo pra caramba", disse Teixeira.

A luta que traz má lembrança para o atleta brasileiro foi vencida por pontos por Jones, que manteve o cinturão dos meio-pesados, em 2014, no UFC 172.

Glover, que no último final de semana venceu Thiago Marreta por finalização em Las Vegas, analisou o lance envolvendo os jogadores de Palmeiras e Vasco a pedido do blog.

Segundo o lutador, Léo Matos poderia ter se machucado se o movimento do palmeirense fosse um pouco diferente.

"É um golpe perigoso, mas ele (Melo) não deu o golpe totalmente certo. Ele pegou para baixo do cotovelo. Se ele pega acima do cotovelo, ele prenderia o cara e, com certeza, correria mais risco de uma lesão", explicou Glover.

Também convidado a analisar o inesperado golpe aplicado durante um jogo de futebol, Fabrício Werdum, ex-campeão da categoria peso-pesado do UFC, elogiou o desempenho de Felipe Melo. O volante e zagueiro já postou várias fotos em rede social em treinos de jiu-jítsu.

"O Felipe Melo fez a posição perfeita. Foi muito boa. Fez num tempo muito bom, como tem que fazer, rápido, para o cara se assustar. Então, ele conseguiu neutralizar o cara, se fosse um agressor de verdade, numa situação real. Realmente, a defesa pessoal dele está muito boa. Ele está muito bem treinado, é uma posição muito básica de defesa pessoal, que se aprende no jiu-jítsu e em outras artes marciais. O movimento foi perfeito', disse o ídolo do UFC.

Werdum também acredita que Léo Mattos poderia ter se lesionado. "Se ele (Melo) dá mais alavanca pra frente, ele poderia ter quebrado o braço do outro jogador. O cara (Matos) deve estar com o cotovelo dolorido porque um pouquinho mais poderia arrebentar os ligamentos, ser uma lesão mais grave. Mas o reflexo foi muito bom", afirmou o lutador.

Werdum reviu o golpe e fez um novo comentário. "Assistindo de novo, ele não pegou exatamente no cotovelo, se pega mais no cotovelo, machucaria mais, faria mais alavanca. Mas, do jeito que ele fez, já deu uma machucadinha. Se fosse em outra situação, ele teria neutralizado o agressor, isso é o mais importante. Ele nem olhou para o outro jogador, ficou olhando para frente, tá de parabéns o Felipe Melo", elogiou Werdum.

Espontaneamente, o astro do UFC lembrou que o golpe aplicado por Melo foi semelhante ao usado por Jones contra Glover.

A imagem chamou tanto a atenção dos apaixonados por artes marciais que o lutador do UFC Charles do Bronx teve o vídeo do golpe de Felipe Melo postado em seu perfil em rede social por amigos. "Perguntaram o que achei, dei risada", contou o lutador.

Charles disse que usa esse golpe no chão como tentativa de finalização em suas lutas.

"Ele deu uma pata de vaca, não dá para ver se pegou direito por causa do ângulo. Não dá pra falar direito, mas é o tipo de golpe que, se não soltar, pode quebrar o braço. Não sei se foi na maldade, mas a cara do outro jogador foi de quem sentiu dor", disse o atleta.

Indagado sobre o uso de um golpe de jiu-jitsu durante um jogo de futebol, Charles respondeu: "tudo que se aprende é para ser usado em competição, em treinamento, não na rua. Mas eu não posso julgar ninguém", afirmou.

Anderson Daronco, que apitou a partida entre Vasco e Palmeiras, apenas advertiu os dois jogadores verbalmente. No mesmo jogo, Melo fraturou o tornozelo esquerdo. Ele não jogará mais nesta temporada.