Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

O Brasil está 'Dorivalizado': vitória sobre a Inglaterra empolgou. Exagero?

Que o Brasil teve um bom jogo na vitória sobre a Inglaterra é óbvio. Dorival Júnior fez uma convocação estranha, mas escalou um time consistente, que foi mais perigoso e, mesmo correndo alguns riscos, não permitiu chances claras ao adversário.

Pronto, estão, muitos, "Dorivalizados". Um amistoso contra os ingleses em Londres é muito mais interessante como teste do que uma série de partidas diante de Bolívia, Paraguai, Peru e Venezuela. Mas calma, torcedores, sem exagero, é cedo.

A seleção brasileira pós-Fernando Diniz vem de uma série tão ruim que um bom desempenho em Wembley ganhou contornos e cores em demasia. Já o discurso segundo o qual Dorival faz apenas "feijão com arroz" é injusto. Ele tempera melhor do que o básico.

E foi assim que o Brasil competiu contra a Inglaterra. Marcou muito forte, a ponto de ser violento em alguns lances, no primeiro tempo, estancou a troca de passes inglesa e bloqueou bem sua própria área. Pecou, sim, nas jogadas aéreas.

Mas sobreviveu. Sempre criando jogadas ofensivas e levando mais perigo do que sofrendo. Pelas estatísticas do SofaScore, o Brasil teve sete claras oportunidades de gol, o time britânico uma. O empate seria normal, mas a vitória pode ser vista como prêmio merecido.

Dorival é um técnico experiente que terá de se provar. O desafio de comandar a seleção era inimaginável para ele há pouco tempo. O primeiro teste foi excelente. Mas é apenas um pequeno passo. "Dorivalize-se", caso queira, mas contenha-se. É mais adequado.

Siga Mauro Cezar no Twitter

Siga Mauro Cezar no Instagram

Siga Mauro Cezar no Facebook

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes