PUBLICIDADE
Topo

Advogado russo de brasileiro preso na Rússia busca pena menor e extradição

Pavel Gerasimov, advogado de Robson, brasileiro preso na Rússia - Divulgação
Pavel Gerasimov, advogado de Robson, brasileiro preso na Rússia Imagem: Divulgação
Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN.

02/04/2020 04h00

Robson Oliveira desde 18 de março de 2019 está detido no presídio de Kashira, a cerca de 80 quilômetros de Moscou. Atraído por uma proposta de trabalho, ele foi para a Rússia com Simone Barros, sua companheira. Ela para trabalhar como cozinheira na casa de Fernando, então no Spartak. Ele seria motorista, servindo aos familiares do volante revelado pelo Grêmio, que também defendeu Shakhtar Donetsk (Ucrânia) e Sampdoria (itália). Atualmente joga pelo Beijing Gouan, da China.

O brasileiro de 47 anos chegou ao Aeroporto Internacional Domodedovo com uma mala que a família do atleta lhe entregou no Brasil e pediu que levasse até o destino. Nela, entre outros pertences estavam duas caixas de Mytedom 10mg, destinadas a William Pereira de Faria, sogro de Fernando, que se utiliza do cloridrato de metadona para combater dores nas costas. A mala foi revistada e Robson acabou preso, pois na Rússia tal droga é proibida.

A juíza que estava à frente do caso se aposentou e a entrada de uma substituta deu novas esperanças à defesa. Paralelamente, insatisfeito com a advogada russa que o atendia, o brasileiro a substituiu por Pavel Gerasimov, que concedeu a entrevista a seguir ao blog

Robson tem uma chance de ser liberado, absolvido?
Ele não tem chance, porque existe um crime.

Segundo a lei russa, qual é o melhor cenário, a melhor possibilidade para ele?
Se a ação for reconhecida como crime cumulativo, a melhor opção para ele será uma pena de sete anos. Se o tribunal declarar um crime cumulativo, neste caso, a pior opção a ser esperada é o prazo de 15 anos.

E qual é a pior perspectiva?
A pior opção é de 15 anos para prisão perpétua (Nota do blog: a possibilidade de Robson passar o resto da vida preso é considerada mínima pela sua defesa).

Como a estratégia de defesa funcionará?
A estratégia de defesa é provar a ausência de intenção de vender os medicamentos no território da Federação Russa, a fim de evitar um julgamento de acordo com este artigo e também cooperar com a investigação.

Em quanto tempo Robson pode ser transferido para o Brasil?
Se o Brasil estiver pronto para recuperá-lo e solicitar sua extradição após a sentença, ele será transferido para o Brasil em um ano.

Como a família de Fernando, que o contratou poderia ajudar Robson?
Fernando e sua família podem ser testemunhas durante o julgamento e fornecer mais apoio financeiro do que é concedem no momento.

Você manteve contato com o jogador Fernando ou seu advogado?
Não mantenho contato com ele e, na verdade, não o conheço.

Leia também: Dono do remédio que fez Robson ser preso na Rússia processará laboratório

Robson nunca havia saído do Brasil antes da viagem a Moscou e nunca havia embarcado em um avião antes. Isso pode ajudá-lo em sua defesa?
Não faz sentido argumentar que Robson nunca saíra do Brasil e jamais havia viajado de avião a lugar nenhum.

O fato de Robson ter sido testado na Rússia e constatado que ele usou cocaína prejudica o brasileiro?
Se for provado que Robson é viciado em cocaína ou heroína, será reconhecido como uma situação agravante significativa para ele, que o caracterizará como muito negativo (Nota do blog: segundo a defesa de Robson próprio exame o identificou com usuário, não viciado. ou seja, alguém que usa esporadicamente).

Leia também: Sem a carta de Rodrigo Maia, brasileiro preso na Rússia fica mais isolado

Qual poderia ser o impacto causado pela aposentadoria e substituição do juiz por outro?
A aposentadoria e a substituição por outro juiz apenas aceleram o julgamento, mas a velocidade nem sempre garante sua qualidade.

Como está a vida de Robson na prisão?
As condições nas prisões na Rússia são muito melhores do que no Brasil. Existem serviços médicos, e também a atitude dos colegas de cela é respeitosa. O problema é que Robson não fala russo.

Você ajudou brasileiros presos durante a Copa do Mundo, lembra como foi?
Sim, ajudei alguns cidadãos do Brasil durante a Copa do Mundo, em Moscou, em 2018. Todos esses casos acabaram com sentenças de sete anos e deportação para o Brasil. Os processos de deportação demoravam cerca de um ano.

Leia também: Brasileiro que trabalhava para jogador pode pegar 20 anos em prisão russa

Quem paga seus serviços jurídicos pela defesa de Robson?
Discutimos as condições de pagamento com Olímpio Soares (advogado brasileiro de Robson). A fonte de dinheiro é o Fernando.

Espera-se uma carta do presidente da Câmara dos Deputados para a defesa de Robson, mas ainda não foi feita. Como esse documento poderia ajudar, talvez no campo diplomático?
Como Robson ainda não recebeu nenhuma sentença, todas as ações diplomáticas não fazem sentido agora.

Então a carta somente poderia ajudar depois de dada a sentença?
Provavelmente após a sentença final.

Leia também: Deputado diz que governo pode ajudar brasileiro preso na Rússia

Você acompanhou um caso semelhante ao de Robson?
Acompanhei mais de dez casos como esse, os resultados são os mesmos.

Em geral quais os resultados em casos assim?
Todos os casos terminaram com deportação de volta para casa.

Mauro Cezar Pereira