Topo

Marcel Rizzo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Governo autoriza voos em aeroporto de MT para seleções da Copa América

Arena Pantanal, que receberá cinco jogos da Copa América de 2021 - Getty Images
Arena Pantanal, que receberá cinco jogos da Copa América de 2021 Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

11/06/2021 08h23

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O governo federal liberou excepcionalmente para transporte de passageiros internacionais o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá (MT). A decisão só vale para os voos das delegações das seleções que disputarão a Copa América, que terá cinco jogos na Arena Pantanal entre o próximo domingo (13) e 30 de junho.

A liberação foi necessária porque o protocolo sanitário elaborado pelo Ministério da Saúde e pela Conmebol para a realização da competição no país em meio à pandemia pede que os voos fretados que levam as equipes participantes parem direto na região onde a partida ocorrerá.

As primeiras delegações a utilizar a liberação serão as da Colômbia e do Equador, que têm previsão de chegada na noite desta sexta-feira (11). Os times se enfrentam no domingo, às 21h (de Brasília), na Arena Pantanal em jogo válido pelo Grupo B, o mesmo do Brasil.

Concedido à iniciativa privada em 2019, o aeroporto Marechal Rondon tinha planos para receber voos internacionais a partir de março de 2020, mas a pandemia atrasou o processo de obras de adequação do espaço para abrigar a Receita Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Polícia Federal e o Ministério da Agricultura, órgãos necessários para processos alfandegários. Atualmente o aeroporto só recebe de fora do Brasil transporte de cargas.

Segundo o documento assinado pelo delegado da Receita Federal Oldesio Silva Anhesini, o órgão autorizou "de forma excepcional, no período de 10 de junho de 2021 a 11 de julho de 2021, as entradas e saídas de aeronaves, mercadorias e bens de viajantes em voos internacionais pelas instalações não alfandegadas do Aeroporto Internacional Marechal Rondon de Várzea Grande-MT, durante a realização do evento internacional CONMEBOL Copa América 2021 na cidade participante Cuiabá-MT, exclusivamente para aeronaves fretadas de delegações esportivas participantes do evento Copa América 2021 (associações nacionais representantes das seleções oficiais de futebol dos países participantes) em jogos a ocorrer na cidade de Cuiabá-MT".

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), por meio de portaria, designou o aeroporto Marechal Rondon "como internacional para transporte de passageiros, em caráter temporário e excepcional, de 10 a 30 de junho de 2021. As operações internacionais estão autorizadas exclusivamente aos serviços aéreos não regulares prestados por aeronaves fretadas para as delegações esportivas participantes do evento CONMEBOL Copa América 2021". A exceção é menor do que a da Receita Federal e engloba apenas o período em que ocorrerão partidas na Arena Pantanal.

Além de Colômbia x Equador, Cuiabá terá Chile x Bolívia, dia 18 (18h de Brasília), Uruguai x Chile, dia 21 (18h), Bolívia x Uruguai, dia 24 (18h) e Argentina x Bolívia, dia 28 (21h).

A Copa América está sendo preparada às pressas no Brasil depois que as sedes originais, Colômbia (por instabilidade política) e Argentina (por causa da pandemia), desistiram da organização. O governo federal aceitou o pedido de CBF e Conmebol para receber a competição, mesmo com a crise sanitária da covid-19, 13 dias antes da abertura — que será neste domingo (13), com Brasil x Venezuela em Brasília. Haverá jogos também em Goiânia e no Rio, que receberá a final no Maracanã no dia 10 de julho.