Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Ex-Corinthians e Palmeiras pode ser próximo brasileiro a defender Portugal

O atacante João Costa, de 19 anos, pode ser o próximo jogador nascido no Brasil a defender a seleção adulta de Portugal. Com passagens pela base de Corinthians e Palmeiras — onde chegou a jogar com Endrick —, ele atualmente faz parte do elenco da Roma.

Costa atua como ponta, principalmente pela direita, e chegou à equipe da capital italiana na temporada 2021-22. Por lá, passou pelas equipes sub-17, sub-18 e sub-19, e desde o mês passado passou a integrar de forma contínua o elenco profissional.

As chances no time de cima começaram ainda pelas mãos de José Mourinho, a quem Costa costuma definir como fundamental para seu crescimento. As oportunidades continuaram com a saída de Mourinho e a chegada de Danielle de Rossi. Até agora, o brasileiro disputou duas partidas da Europa League e uma do Campeonato Italiano.

João Costa em partida nas categorias de base da Roma
João Costa em partida nas categorias de base da Roma Imagem: Arquivo pessoal

Nascido em Umuarama (PR), Costa também tem cidadania portuguesa e já foi convocado para a seleção lusitana sub-19. Durante o ano passado, ele esteve em cinco partidas, sendo duas como titular. O técnico da seleção principal, Robert Martínez, já afirmou que está sempre em contato com os treinadores da base, para aproveitar jogadores jovens.

A primeira convocação para treinos com a seleção portuguesa sub-19 aconteceu em março de 2023. De acordo com pessoas próximas a Costa, ele não teve dúvidas em aceitar a convocação para Portugal e tem gostado da experiência de servir à equipe lusitana.

Brasileiros em Portugal

O caso de João Costa é mais um de brasileiros de nascimento que servem à seleção Portuguesa. Os casos mais famosos são de Deco e Pepe, mas há exemplos mais recentes, como Matheus Nunes, do Manchester City, e Otávio, atualmente no Al-Nassr.

Nunes construiu a carreira em Portugal desde a base e chegou a negar uma convocação de Tite em 2021 porque já se havia comprometido com a seleção europeia; Otávio destacou-se no Porto e, sem estar no radar do Brasil, acabou aceitando o convite português.

Continua após a publicidade

Recentemente, a "importação" de brasileiros de nascimento pela seleção lusitana voltou à discussão quando Galeno foi convocado por Dorival Júnior para os amistosos contra Inglaterra e Espanha. O jogador do Porto estava no radar de Robert Martínez para servir a Portugal, mas acabou optando pelo país onde nasceu.

No caso de João Costa, ele ainda tem tempo para rever a decisão: jogar pelas seleções de base de um país não inviabiliza uma convocação para a equipe adulta de outro. Mesmo nas seleções principais há uma tolerância de três jogos oficiais, desde que não sejam de Copa do Mundo.

João Costa já teve chances no time principal da Roma
João Costa já teve chances no time principal da Roma Imagem: Arquivo pessoal

CBF monitora, mas não prioriza

A possibilidade de perder jogadores nascidos no Brasil para outras seleções está no radar da CBF, mas não há um monitoramento específico neste sentido.

A confederação tem uma equipe que observa atletas brasileiros no exterior, mas um jogador que seja chamado por outra seleção não passa à frente de outros numa possível lista de convocados. Em resumo: a CBF afirma não tentará bloquear o interesse de outros países em jogadores nascidos no Brasil.

Continua após a publicidade

Corinthians tem porcentagem de venda

O crescimento de João Costa no futebol italiano também é boa notícia para o Corinthians. O clube tem 20% do valor de uma futura venda. O Palmeiras não tem direito a futuras porcentagens de transferências.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes