Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Ex-São Paulo, Volpi disputa artilharia no México e entra na mira de seleção

Quando o Toluca, terceiro colocado do Campeonato Mexicano, tem um pênalti a seu favor, a torcida respira aliviada. O time, terceiro colocado na liga, tem um cobrador que jamais falhou a serviço do clube: o goleiro brasileiro Tiago Volpi, de 33 anos.

Desde que voltou ao futebol mexicano, depois de uma passagem de quatro anos pelo São Paulo, Volpi tornou-se um especialista nos tiros da marca da cal: ele já bateu 15 pênaltis pelo Toluca e acertou todos.

No total, Volpi soma 13 gols na Liga Mexicana e dois na Leagues Cup, competição que reúne também as equipes da MLS (a liga norte-americana).

Os 13 gols fazem do catarinense o segundo goleiro com mais gols na história do campeonato mexicano, atrás apenas de Jorge Campos, que soma 34. Os números de Campos, no entanto, são inflados pelos gols marcados como atacante, posição em que atuava eventualmente. O colombiano René Higuita, outro mito da posição nos anos 1990, marcou duas vezes na liga nacional.

Tiago Volpi é o batedor oficial de pênaltis do Toluca
Tiago Volpi é o batedor oficial de pênaltis do Toluca Imagem: Jam Media/Getty Images

Na atual temporada, o desempenho de Volpi chama ainda mais a atenção: são cinco gols marcados em 13 partidas, o que faz dele o artilheiro do time no torneio. Os quatro líderes da tabela de artilharia começaram a rodada com sete gols — um deles é Salomon Rondon, ex-jogador de Everton e Newcastle, hoje no Pachuca.

Principal estrela da Liga, o francês André Pierre Gignac, do Tigres, marcou três vezes nas 13 rodadas iniciais; o meia Sergio Canales, ex-jogador do Real Madrid e hoje no Monterrey, está empatado com os cinco gols marcados de Volpi.

A precisão do goleiro nos pênaltis tem sido fundamental para o Toluca: o time venceu as cinco partidas em que o brasileiro fez gol, sendo três delas por diferença mínima. Invicto há sete jogos, o time comandado por Renato Paiva, ex-Bahia, ocupa o terceiro lugar no Clausura.

Neste domingo, às 15h (horário de Brasília), o Toluca recebe o Atlas, de Guadalajara, para tentar se manter na briga com os líderes América e Monterrey.

Continua após a publicidade
Ochoa foi o titular do México nas três últimas Copas
Ochoa foi o titular do México nas três últimas Copas Imagem: Khalil Bashar/Jam Media/Getty Images

No radar da seleção

O bom desempenho de Volpi no Toluca já colocou o brasileiro no radar da seleção mexicana, que procura um substituto para Guillermo Ochoa. O veterano, de 38 anos, disputou as cinco últimas Copas, sendo as três últimas como titular.

Para além das atuações em campo, Volpi tem uma ligação forte com o México, onde já havia atuado entre 2015 e 2018, antes de defender o São Paulo. O goleiro tem uma filha nascida no país e deve receber a nacionalidade mexicana nos próximos meses.

O brasileiro já disse a pessoas próximas que o assunto não é uma prioridade. Em conversa com o jornalista mexicano David Faitelson, Volpi foi perguntado sobre o tema. "Às vezes penso que não tenho o direito de ser convocado, porque não nasci aqui e sinto que estaria tirando o espaço de alguém que nasceu no México", disse.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes