Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Como Mbappé pode mudar o papel dos brasileiros na chegada ao Real Madrid

A chegada de Kylian Mbappé ao Real Madrid deve ser confirmada nas próximas semanas. A maior contratação do mercado terá influência direta nas funções e minutos dos brasileiros no ataque do clube.

Principal estrela do elenco atual, Vini Jr tem feito comentários positivos sobre o francês a pessoas próximas, com base no que ouviu dos colegas de clube. Os franceses do vestiário merengue, principalmente o volante Eduardo Camavinga, têm conversado com o brasileiro sobre o comportamento de Mbappé.

O entorno do camisa 7 afirma que ele está tranquilo e que o vestiário do Real Madrid, hoje em dia, tem um ambiente acolhedor. Além disso, o debate público sobre a posição favorita de Mbappé ser a mesma de Vini Jr, a ponta esquerda, nunca foi uma questão para o brasileiro.

Em conversas privadas, o brasileiro costuma dizer que quer "jogar com os melhores". A tendência é que o brasileiro continue atuando aberto pela esquerda, com Mbappé fazendo a função de centroavante. A chegada do francês também deve tirar parte dos holofotes do camisa 7, o que é bem visto por pessoas que convivem com ele.

Rodrygo deve se manter como peça importante do elenco, pela versatilidade
Rodrygo deve se manter como peça importante do elenco, pela versatilidade Imagem: Aurelien Meunier - PSG/PSG via Getty Images

Rodrygo, o outro brasileiro já consolidado no ataque do Real Madrid, tem a seu favor a versatilidade. O ex-jogador do Santos já foi usado nas duas pontas, como atacante, falso 9 e meia nos jogos do clube e da seleção brasileira nesta temporada. Com a chegada de Mbappé, Rodrygo seria uma espécie de coringa de Ancelotti — tanto para começar jogando quanto para sair do banco.

O treinador italiano vê o brasileiro como peça fundamental e, apesar das crescentes especulações sobre uma venda, a ideia é mantê-lo no elenco. E a chegada de Mbappé não mudaria esse cenário. A partir de 2024-25, além de Vini Jr. e Rodrygo, Endrick também entrará na equação. Para o jovem atacante, a chegada de Mbappé também não deve mudar os planos. O UOL apurou que o Real Madrid tem intenção de usar o atacante de forma imediata, sem emprestá-lo ou enviá-lo ao time B (como aconteceu com Rodrygo e Vini Jr.).

A pessoas próximas, o jogador do Palmeiras tem mostrado tranquilidade quanto à posição que ocupará no elenco. Ele afirma que pretende ganhar a confiança do treinador Carlo Ancelotti e dos companheiros com um bom desempenho nos treinos. O espanhol Joselu, único centroavante do elenco atual do Real Madrid, não deve ter o contrato renovado, o que abriria mais chances para o prodígio brasileiro.

Elenco vasto

A ideia do Real Madrid é repetir na próxima temporada a fórmula que deu certo na última década: ter um elenco com múltiplas opções para poder disputar em alto nível tanto a Liga Espanhola quanto a Champions League. Na temporada atual, o clube foi surpreendido pela saída de Karim Benzema e ficou sem um centroavante de primeiro nível no elenco.

Continua após a publicidade

As lesões de peças importantes como o goleiro Thibaut Courtois, de Éder Militão e de David Alaba também mostraram que o clube necessita de mais jogadores como opções confiáveis no banco de reservas. Durante a temporada, o Real Madrid disputou partidas importantes com jogadores improvisados: o lateral Carvajal e o volante Tchouameni foram usados como zagueiros; Camavinga, volante de formação, jogou na lateral-esquerda.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes