Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Nova estrela do Barcelona ajuda pai carpinteiro e quer estudar economia

A vitória sobre o Napoli por 3 a 1, na terça-feira (12), recolocou o Barcelona nas quartas de final da Champions League. Mas, para os torcedores e a imprensa catalã, a partida foi mais que o renascimento do clube.

Foi o nascimento de uma estrela: Pau Cubarsí Paredes.

Quando a escalação do Barcelona foi divulgada, Cubarsí já estava imediatamente na história do clube e da Champions: pela primeira vez um time jogaria uma fase eliminatória do torneio com dois menores de idade no time titular. Lamine Yamal, garoto prodígio que já foi comparado a Messi, tem 16 anos; Cubarsí, zagueiro, completou 17 em janeiro.

A atuação do jovem defensor assombrou os presentes a Montjuic: ele foi seguro nas ações defensivas, preciso nas saídas de bola e ainda conseguiu corrigir falhas de João Cancelo e Ronald Araújo. O ótimo desempenho rendeu o prêmio de melhor em campo — raro para um defensor em um jogo com quatro gols.

Cubarsí na base do Barcelona, onde chegou em 2018
Cubarsí na base do Barcelona, onde chegou em 2018 Imagem: Arquivo Pessoal

Para a enorme maioria do público, Cubarsí é uma novidade. Mas, dentro do Barcelona, ele é tratado como fenômeno desde que chegou ao clube, há seis temporadas, quando tinha 10 anos.

Nascido em Estanyol, um povoado de 190 habitantes na região de Girona, ele sempre foi zagueiro, ao contrário da maioria dos colegas, que costumam começar como atacante ou meio-campista e vão sendo recuados com o passar do tempo. Por isso, ele nunca precisou se adaptar à posição.

Há 2 anos, Cubarsí mudou-se para os alojamentos de La Masia, onde vivem outros 75 jogadores das categorias de base de diferentes esportes do Barcelona. Porque, apesar de ter sido o zagueiro titular do clube em um jogo de oitavas de final de Champions League, ele ainda tem um contrato de jogador em formação.

Salário baixo e carpintaria

O fato de ainda ter um contrato de juvenil ajudou Cubarsí a estrear e a ter as primeiras chances no Barcelona. O arrocho financeiro do clube não permitiria a inscrição de um zagueiro com salário de sete dígitos.

Continua após a publicidade

Cubarsí recebe atualmente cerca de 50 mil euros anuais (cerca de R$ 272 mil), um valor muito distante dos colegas. Ele não tem carro, nem uma casa própria e nunca teve um videogame — no alojamento de La Masia, joga com os colegas, mas não é dos mais habilidosos.

Base do Barcelona com Cubarsí (terceiro de pé, da esq. para a dir.) e Lamine Yamal (à sua frente, agachado)
Base do Barcelona com Cubarsí (terceiro de pé, da esq. para a dir.) e Lamine Yamal (à sua frente, agachado) Imagem: Arquivo FC Barcelona

O UOL apurou que a prioridade da diretoria do Barcelona é assinar um novo contrato com o jovem. O valor seria parecido ao recebido pelas jovens estrelas do elenco, como Pedri, Gavi e Baldé: 9 milhões de euros anuais (R$ 49 milhões). Há um plano parecido para Lamine Yamal.

O jovem zagueiro não tem pressa. Quem conhece Cubarsí de perto diz que ele não se deslumbra com o novo momento da carreira e tenta manter os pés no chão. Quando visita a família, ele ajuda o pai, Robert, no trabalho de carpintaria. Os Cubarsí trabalham com madeira há quatro gerações, desde 1905.

A nova estrela do Barcelona, porém, pretende seguir outro caminho. E nem estamos falando do futebol: apesar do sucesso e um iminente contrato milionário, o zagueiro não quer abandonar os estudos.

Cubarsí está no penúltimo ano do ensino médio, e em junho de 2025 poderá se candidatar na Selectividad, a prova de acesso à universidade. Aos amigos, ele já afirmou que pretende cursar economia.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes