Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Flamengo é mais time, tem treinador melhor e por isso é o favorito no Rio

A noite deste sábado (16) será de Maracanã lotado e, sem dúvida, com a grande maioria rubro-negra e uma pequena parte de tricolores. O clássico Flamengo x Fluminense começará às 21h (de Brasília).

Mas isso não significa que o Flamengo já esteja na final do Carioca.

Só que o clube da Gávea tem um ótimo time e pela forma que vem jogando se coloca como favorito.

No sábado passado, Tite deu um nó tático em Fernando Diniz, que escalou muito mal o seu Fluminense — baseado em uma arrogância enorme que faz parte de sua personalidade.

O futebol não tolera soberba, por isso o Flamengo tem que jogar com muita seriedade e ir para cima, como fez na primeira partida, quando fez 2 x 0 e poderia ter feito muito mais se tivesse mais precisão na hora de finalizar.

Se compararmos time por time, o Flamengo é muito superior tecnicamente e taticamente nas mãos do Tite.

O Fluminense precisa fazer três gols diante de um rival que não foi vazado nenhuma vez com os titulares em campo. Só assim o Tricolor conseguirá a classificação direta — também não pode ser vazado desta maneira, que convenhamos será uma tarefa dificílima.

Muito se fala na virada que o Fluminense conseguiu na final do Carioca do ano passado, visto que também precisava superar um placar desfavorável do primeiro jogo. Mas existem diversas diferenças em relação a 2023 e 2024.

O Flamengo do ano passado era dirigido por Vítor Pereira, que já havia perdido a Supercopa do Brasil para o Palmeiras, a Taça Guanabara para o próprio Fluminense. O treinador português não tinha controle algum sobre o elenco.

Continua após a publicidade

Neste ano, o treinador é muito mais seguro (maior que os jogadores). Tite tem um time definido e colocou a casa em ordem.

Mas a grande diferença técnica e tática é a chegada do uruguaio De La Cruz, que mudou a intensidade e a dinâmica do Rubro-Negro.

O meio-campo está mais ágil e prático, visto que o uruguaio preenche todos os espaços e consegue levar a bola da defesa para o ataque com uma incrível velocidade.

Do lado Fluminense, o elenco mostrava-se limitado, assim como seu treinador. Porém, não acho impossível uma virada, mesmo que improvável.

De qualquer maneira, o Maracanã terá nesta noite um espetáculo nas arquibancadas, com uma mistura de cores que fará do Fla-Flu um show psicodélico, com vermelho, verde, branco e preto. Será do jeito que os torcedores gostam, e o futebol agradece.

O Flamengo é o melhor time da América do Sul tecnicamente, com o Palmeiras se igualando taticamente e na competitividade.

Continua após a publicidade

São os dois favoritos para vencer os títulos dos Campeonatos Carioca e Paulista, assim como nos demais torneios da temporada.

Mas todos sabem como o futebol é imprevisível.

Toda essa superioridade teórica só depende do foco dos times para que se torne realidade em campo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes