Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Santos contratou jogadores experientes, mas não confio em Cazares e Otero

Assim como dei a minha opinião sobre o movimento no mercado de Corinthians e Palmeiras, vou escrever agora sobre o Santos Futebol Clube.

Depois de um ano desastroso, como foi 2023, em que o Santos jogou para não cair no campeonato paulista, foi eliminado rapidamente da Copa do Brasil e da Sul-Americano e chegou ao fundo do poço sendo rebaixado para a série B do campeonato brasileiro. No final do ano, ainda teve as eleições do clube com o retorno da família Teixeira ao poder, com o Marcelo vencendo e se tornando novamente o presidente do clube.

Eu particularmente sou da época do seu pai, Milton Teixeira, e claro do Marcelo, mas como comentarista não tenho nada contra porque sempre me trataram muito bem.

Bom, o Santos precisou começar do zero, fazendo uma faxina geral no elenco e contratando muitos jogadores nesse início de temporada. As escolhas são discutíveis, mas a maioria dos jogadores têm grande experiência, porque o objetivo principal é voltar imediatamente para a série A. 2024 será um ano só com duas competições, porque o ano passado foi tão mal que também não se classificou para a Copa do Brasil.

Vou começar com os dois que vieram do Corinthians, que são o zagueiro Gil e o meio-campo Giuliano. Acredito que serão importantíssimos pela liderança e pela enorme experiência que os dois têm, mas vão disputar uma série estranha para eles. Um ritmo e uma dinâmica diferente, um campeonato mais brigado e menos técnico. Um jogo mais intenso e com jogos muito distantes.

Gil (36 anos) é um ótimo zagueiro, principalmente na jogada aérea defensiva e ofensiva, podendo comandar a defesa com a sua liderança. Também se posiciona muito bem, sabendo todos os atalhos dos campos.

Giuliano (33 anos) até que terminou bem o campeonato brasileiro, mas ficou muito abaixo daquilo que se esperava, assim como a equipe toda, mas no Santos começará como titular absoluto e na série B pode fazer o time dar um salto de qualidade técnica.

Para o ataque chegou o Willian Bigode (37 anos), que é excelente jogador, talvez não tenha a mesma movimentação de antes, mas tem uma inteligência futebolisticamente falando. Finaliza muito bem, assim como sabe abrir a defesa adversária, criando espaço para vir de trás e se infiltrar no meio da defesa. Sempre gostei do seu estilo e acredito que será uma peça fundamental para a engrenagem do time da Vila Belmiro funcionar e conseguir o acesso.

Jorge (27 anos) já conhece o ambiente e pegou um ótimo momento com Jorge Sampaoli chegando com o Santos em segundo lugar, ficando atrás só do Flamengo mágico de Jorge Jesus. Outra contratação que gostei foi a do Diego Pituca (31 anos), que também está bem familiarizado com o ambiente, sendo um ótimo meio-campista canhoto que faz a bola sair e chegar ao ataque com ótimos passes, sem contar que é um cara que se entrega totalmente numa partida. Pode jogar de segundo volante, um meia, aberto na esquerda, enfim, bem versátil.

Continua após a publicidade

Chegou agora também o João Schimidt (30 anos), que é um ótimo volante canhoto que também tem boa técnica com passes precisos e dará mais qualidade na saída de bola do meio-campo para o ataque. Achei ótima contratação e acho até que o meio-campo desse ano será muito melhor que o do ano passado.

Nesse pacote enorme de contratações, também veio o ponta esquerda Guilherme (28 anos). Ele veio exatamente do Fortaleza, que foi o time que decretou a queda do Santos para série B na última rodada. É um ótimo jogador, que parte para cima com rapidez e que tem uma ótima intensidade de jogo. Guilherme será muito útil ao time, também por ser um jogador experiente e bem rodado passando por times de campeonatos diferentes, inclusive no exterior.

O Santos também trouxe o jogador Pedrinho (24 anos), que apesar de jovem, é bem rodado, sendo um jogador rápido e inteligente. No entanto, não posso dizer o mesmo sobre sua vida social, já que foi acusado de agredir e ameaçar a ex-namorada, o que resultou em sua dispensa do São Paulo em 2023. Um jovem merece uma segunda ou terceira chance, mas boa parte da torcida santista se irritou com a contratação, e não temos como não entender essa manifestação.

O problema é que, pelo que eu sei, as ameaças foram grotescas, e faltou da parte dele uma desculpa pública sincera. No entanto, acho que ele é um ótimo jogador e uma contratação importante e de qualidade para a série. Esse problema de violência doméstica precisa ser levado em consideração, mas ele merece uma chance, como falei antes.

Também veio nesse "bloco" de contratação o lateral-direito Aderlan (35 anos), ex-Bragantino. Essa é uma posição escassa no futebol brasileiro, e o Santos buscou um bom jogador. No entanto, é outro com bem mais de 30 anos, e não vejo problema algum nisso, mas é a grande maioria dos contratados.

O zagueiro Hyner (28 anos) veio do Coritiba para disputar a posição e compor o elenco para uma temporada de muita responsabilidade. Ele é importante para a história do Santos.

Continua após a publicidade

Da Tombense veio o atacante Marcelinho (21 anos), como o mais jovem contratado, e que pode ser muito válido para o Peixe, não só para jogar a Série B, mas também para o futuro. Ele é um jogador jovem que merece todas as chances do mundo com a pesada camisa santista.

Agora vou falar sobre os dois que realmente me deixam desconfiado. Tenho os dois pés atrás com eles. O equatoriano Juan Cazares (31 anos) já jogou no Atlético MG, Corinthians, Fluminense, América MG e agora chega ao Santos. Em todos esses clubes, ele começou bem, mas depois não aconteceu mais nada e foi dispensado por todos eles. Costuma estar acima do peso, dizem que não se empenha tanto nos treinos, mas se estiver bem, sabe jogar. Vou ser direto: não é um jogador confiável. Ele terá que fazer tudo diferente do que fez nos outros clubes em que jogou no Brasil.

Outro que vem do mesmo jeito é o venezuelano Otero (31 anos), que também passou por muitos clubes brasileiros, como Atlético MG, Corinthians e Fortaleza, e agora desembarca nas belas praias de Santos na mesma situação do Cazares. Ele é um jogador muito limitado tecnicamente, tem pouca mobilidade e a balança é um problema sério, assim como no caso do equatoriano. O que chama a atenção de todos é o ótimo chute que ele tem. No entanto, para um jogador, isso é muito pouco, já que esse chute incrível só teve um efeito importante quando ele passou pelo Galo, pois no Corinthians e no Fortaleza nem isso fez.

Contratar esses dois é jogar a moeda para o alto com uma possibilidade enorme de dar "coroa". Não tenho dúvidas de que jogar num clube importante como o Santos será a última chance para essa dupla, que até agora só passeou e curtiu a vida brasileira, porque jogar bola, nada.

Para comandar essa turma chegou um treinador bem experiente, Fábio Carille, que foi muito campeão pelo Corinthians. No entanto, ele costuma apresentar uma tática pouco agradável para quem assiste. Se ele conseguir o resultado esperado, que é trazer o time do Rei Pelé de volta para a série A, pouco irá importar se o futebol foi bonito ou não. Isso porque o brasileiro da série B é muito mais brigado do que técnico e se vence com muito espírito de luta e força de vontade.

Acredito e torço para que dê tudo certo para o Santos porque seu lugar é estar entre os grandes campeões do Brasil, da América do Sul e do mundo.

Continua após a publicidade

Obs: Fiquem de olho no Cazares e no Otero, pois esses podem estragar tudo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes