Topo

Ex-amigos, Gabigol e Lucas Lima se reencontram em momentos distintos

Hoje, Lucas Lima e Gabriel se respeitam, mas amizade acabou em 2015 ainda no Santos - Ricardo Saibun/AGIF
Hoje, Lucas Lima e Gabriel se respeitam, mas amizade acabou em 2015 ainda no Santos Imagem: Ricardo Saibun/AGIF

Leandro Miranda e Samir Carvalho

Do UOL, em Santos e São Paulo

24/03/2018 04h00

O clássico entre Santos e Palmeiras neste sábado, às 19h (de Brasília), no estádio do Pacaembu, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Paulista, marcará o primeiro reencontro de Gabigol e Lucas Lima. Desta vez em times distintos. Os dois atuaram juntos no alvinegro praiano entre 2014 e 2016. Apesar de boa parceria dentro de campo, eles deixaram de ser amigos no segundo semestre de 2015.

A frase de Gabriel em sua apresentação no retorno ao Santos no início deste ano de que o duelo contra Lucas Lima não é “nada especial” tem os seus motivos. O UOL Esporte apurou que a amizade rompida em 2015 ocorreu por conta de Rafaella Santos, irmã de Neymar. Os dois namoraram a irmã do craque brasileiro em tempos distintos. Mesmo assim, o romance foi suficiente para acabar com os laços de amizade entre eles.

Agora Gabigol e Lucas Lima se enfrentam em momentos distintos dentro de campo. O palmeirense vem sendo elogiado pelas assistências e atuações acima da média, como na goleada por 5 a 0 sobre o Novorizontino. Já o santista teve início avassalador ao marcar quatro gols em seus primeiros quatro jogos neste ano. No entanto, o camisa 10 sofreu queda de rendimento e já completa um mês sem marcar gols.

Gabigol vive jejum de gols: 1 mês sem marcar

Gabigol não marca um gol desde a vitória por 2 a 0 contra o Santo André, no dia 25 de fevereiro. O camisa 10 passou em branco contra Real Garcilaso, do Peru e Nacional-URU, pela Copa Libertadores da América, e Botafogo-SP pelas quartas de final do Paulistão (duas vezes). Gabriel não jogou contra Corinthians, Novorizontino e São Bento por dois motivos: suspensão e poupado por Jair Ventura.

Aliás, o excesso de cartões gera insatisfação da torcida com o camisa 10. Gabigol já levou cinco amarelos e um vermelho, este em duelo importante contra o Nacional-URU pela Libertadores e que o tirou do próximo duelo do time na competição continental, diante do Estudiantes-ARG.

Gabigol foi vaiado pela torcida e chamado de “burro e moleque”. O atacante respondeu ao dizer que não leva em conta críticas e elogios da arquibancada. Gabriel sabe que brilhar contra o Palmeiras de Lucas Lima o levará a outro patamar em seu retorno ao Santos.

Lucas Lima caiu como uma luva no Palmeiras

Já Lucas Lima caiu como uma luva no Palmeiras desde o início. Recebendo liberdade total de Roger Machado para jogar como gosta, buscando a bola de trás e aparecendo na frente para distribuir o jogo, o camisa 20 é o líder de assistências da equipe na temporada, com seis passes para gol em 13 jogos até aqui. Quase toda jogada alviverde passa pelo seu pé esquerdo e ele tem se entendido bem com os atacantes.

Além do brilho técnico, o meia também tem mostrado muita disposição para atender às exigências de Roger sem a bola. Antes escalado em uma função diferente no sistema 4-1-4-1, Lucas precisava voltar a todo momento para recompor a linha de meio-campo ao lado de Tchê Tchê. Já nos últimos jogos, com a entrada de Bruno Henrique no time, o armador está liberado para marcar mais à frente, mas tem que pressionar a saída dos zagueiros adversários. A avaliação da comissão técnica é que Lucas Lima tem cumprido muito bem o que foi pedido e mostrado vontade de aprender.

O bom momento de Lucas Lima é tanto que até o presidente do Santos reconheceu que o meia faz falta à equipe alvinegra. Nesta semana, José Carlos Peres disse que não existem "camisas 10" de qualidade disponíveis no mercado, e que só o Palmeiras não precisa se preocupar com isso - pois já tem um, e o tirou do Santos de graça. Lucas assinou com o time alviverde após o término de seu contrato com os santistas em dezembro do ano passado.

Gabigol x Lucas Lima - Divulgação/SantosFC - Divulgação/SantosFC
Imagem: Divulgação/SantosFC

Ex-amigos, mas com todo respeito!

Antes de romperam a amizade, Gabigol e Lucas Lima se elogiavam em público e lideravam as brincadeiras do elenco santista entre 2014 e 2016. Mas, a partir do segundo semestre de 2015, a dupla parou de frequentar o mesmo ambiente de amizade fora do clube paulista, como jantares e festas com os demais jogadores, por exemplos. A famosa “resenha” de vestiário e pós-treino também não existia mais.

No entanto, vale ressaltar que Gabigol e Lucas Lima mantinham o respeito entre eles. A dupla se cumprimentava em treinos no CT Rei Pelé e nunca foi presenciado nenhum tipo de discussão ou provocação em público.

O UOL ouviu muitos profissionais do clube que trabalharam com os dois juntos no Santos. Todos confirmaram que eles deixaram de ser amigos neste período, mas que o respeito sempre existiu – tanto dentro como fora de campo.

Durante os jogos do Santos, Lucas Lima e Gabigol não deixavam que a relação entre eles prejudicasse o time em campo. Eles nunca deixaram de tocar a bola um para o outro e até se cumprimentavam na comemoração dos gols.

No entanto, fora das “quatro linhas”, o distanciamento segue mantido até hoje, de forma respeitosa, mas sem amizade alguma. Nem o mesmo agente, Wagner Ribeiro, conseguiu reatar a amizade entre os dois. Lucas Lima, aliás, não entrou mais em contato com os atletas do Santos desde que se transferiu para o Palmeiras.

FICHA TÉCNICA

Santos x Pameiras

Data: 24 de março de 2018, sábado
Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São Paulo (SP)
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo

Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, David Braz, Lucas Veríssimo e Dodô; Alison, Léo Cittadini (Renato) e Diogo Vitor; Rodrygo, Eduardo Sasha e Gabriel Barbosa.
Técnico: Jair Ventura

Palmeiras: Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Thiago Martins e Victor Luís; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Willian e Keno.
Técnico: Roger Machado.